17 novembro 2008

Club des Sommeliers Espumante Brut

Este espumante brut é produzido pela Miolo para o Grupo Pão de Açúcar, que tem esta "marca própria" em vários vinhos de preços acessíveis. Esta garrafa me custou R$14,90 no Extra e não contém indicação das uvas utilizadas, mas é bem provável que seja o tradicional corte de chardonnay e pinot noir. Um espumante barato, que decepcionou no resultado final.
Na taça um amarelo palha e perlage com bolhas médias e pouco persistentes. Aromas medianos, lembrando frutos cítricos e toques tímidos a fermento e pão tostado. Certa cremosidade na boca, mas com refrescância abaixo do esperado. Final curto, com pouca fruta e leve lembrança do álcool (12,5% de teor), que também desaparece logo.
Especulando a respeito do resultado, acredito que a segunda fermentação, na própria garrafa, não foi o suficiente para que aromas mais complexos se desenvolvessem. Apesar de não ser muito fã, há espumantes produzidos pelo método charmat com mais presença que este e na mesma faixa de preço. Este só não foi pior avaliado porque foi muito barato. Não é safrado, mas pelo lote dá pra concluir que foi engarrafado em 2007.
Não compraria outra garrafa deste espumante, mas ainda tenho um rosé que comprei no mesmo dia. Veremos o resultado na próxima postagem.


Um comentário:

Anônimo disse...

bebida muito boa, mais aqui no Rio entrou no mercado com um preço muito bom !!! Cerca da 15,00 hoje em dia voce so encontra por no minimo 25 reais no caso da Brut Rose .
Se alguem souber de algum lugar mais barato por favor me informe !
Grata
thalitarey@click21.com.br