Eu já experimentei este vinho em outra ocasião, mas sem qualquer anotação, daí evitei escrever sobre ele. Quanto estive em Garibaldi-RS e encontrei o vinho na Adega do Ivan (R$37), não tive dúvida. Trata-se de um ótimo vinho, com excelente relação qualidade-preço. Elegância, potência e delicadeza tudo junto, em grande equilíbrio.
A Vinícola Avondale começou suas atividades em 1997 e é conhecida por produzir vinhos "biológicos e orgânicos". Possui cerca de 180 hectares de vinhedos, localizados na região de Paarl, nas colinas de Klein Drakenstein, cuja tradição vinícola iniciou há mais de 300 anos.
Vamos ao vinho:
Na taça, um bonito e brilhante vermelho-rubi, com leves reflexos violáceos. Lágrimas finas e lentas. Aromas de ótima intensidade, com predominância de frutos vermelhos silvestres (morangos e framboesas). Dependendo da temperatura, apareceram notas florais (violetas), um pouco de terra, leve tostado e compota. Complexidade aromática rara para esta faixa de preços.
Corpo mediano, amplo em boca, com notas doces e taninos macios. Acidez marcante e retro-olfato intensamente frutado. Equilíbrio entre taninos, acidez e álcool (14%).
Final longo, marcante e frutado. Muito agradável, com lembrança também de tabaco e tostado no fundo do copo.
Vinho profundo e com personalidade. Pronto para beber. Se pudesse voltar na loja, traria uma caixa deste vinho! 


6 comentários:
Parábens caro enoamigo,seu blog é muito bom e esclarecedor.Os comentérios são muito bons e para nós profissionais do setor do vinho é uma ótima fonte de consultas!!!Um grande abraço...
Adriano Henrique
Sommelier-Rio de Janeiro
Prezado Henri, sinceramente não sei o que dizer. Agradeço pelo comentário, que vindo de um profissional do vinho tem um enorme significado para este amador.
Saúde sempre!!!
Caro,
Me permita sugerir um outro sul-africano que adoraria ver comentado aqui. Vi que vc já comentou um Two Oceans Rosé. A minha sugestão é o Two Oceans Pinotage. Provei o 2006 em duas ocasiões e se tornou um dos meus preferidos, extremamente elegante e potente ao mesmo tempo, e muito muito saboroso. Estou agora com um 2007 na adega que não vejo a hora de abrir. Inspirado nesse, tentei outros vinhos da mesma linha, mas nenhum chegou perto do Pinotage. Fica aqui a sugestão junto ao parabéns de sempre pelo blog.
Vic,
já encontrei o Two Oceans em várias ocasiões no Extra. Apenas não comprei porque desconfiei da armazenagem. As garrafas estão lá, de pé, desde a inauguração do supermercado. Mas depois de seu comentário, vou comprar. Se tiver algum sinal de defeito, não comento no blog. Combinado?
Obrigado pela visita e comentário. Volte sempre!
Saúde!!!
Prezados,
Sem querer promover outros blogs, mas com o objetivo de dividir informações, o Two Oceans Pinotage e Syrah, ambos da safra 2007, foram comentados no Blog De Vinho em Vinho, do companheiro Rafael Loyola em 23 de outubro.
Talvez sirva como referência...
Forte Abraço!
Olá Gil
Digitei o Avondale Pinotage no google e caí direto no seu post. Estou com este vinho da safra 2009 s enão me engano em casa - vou experimentar hoje para a CBE de maio.
Fiz questão de não ler suas impressões para não me influenciar na análise, mas confesso que suas 5 taças me deixar muito empolgado.
Abraço
Tiago Bulla
www.universodosvinhos.com
Postar um comentário