13 novembro 2008

Avondale Pinotage 2006

A pinotage é resultado da combinação entre as francesas pinot noir e hermitage (ou cinsault), representando a "uva ícone" da África do Sul. Na minha opinião, suas características estão mais próximas da pinot, mas com um pouco mais de potência.
Eu já experimentei este vinho em outra ocasião, mas sem qualquer anotação, daí evitei escrever sobre ele. Quanto estive em Garibaldi-RS e encontrei o vinho na Adega do Ivan (R$37), não tive dúvida. Trata-se de um ótimo vinho, com excelente relação qualidade-preço. Elegância, potência e delicadeza tudo junto, em grande equilíbrio.
A Vinícola Avondale começou suas atividades em 1997 e é conhecida por produzir vinhos "biológicos e orgânicos". Possui cerca de 180 hectares de vinhedos, localizados na região de Paarl, nas colinas de Klein Drakenstein, cuja tradição vinícola iniciou há mais de 300 anos.
Vamos ao vinho:
Na taça, um bonito e brilhante vermelho-rubi, com leves reflexos violáceos. Lágrimas finas e lentas. Aromas de ótima intensidade, com predominância de frutos vermelhos silvestres (morangos e framboesas). Dependendo da temperatura, apareceram notas florais (violetas), um pouco de terra, leve tostado e compota. Complexidade aromática rara para esta faixa de preços.
Corpo mediano, amplo em boca, com notas doces e taninos macios. Acidez marcante e retro-olfato intensamente frutado. Equilíbrio entre taninos, acidez e álcool (14%).
Final longo, marcante e frutado. Muito agradável, com lembrança também de tabaco e tostado no fundo do copo.
Vinho profundo e com personalidade. Pronto para beber. Se pudesse voltar na loja, traria uma caixa deste vinho!


6 comentários:

Unknown disse...

Parábens caro enoamigo,seu blog é muito bom e esclarecedor.Os comentérios são muito bons e para nós profissionais do setor do vinho é uma ótima fonte de consultas!!!Um grande abraço...
Adriano Henrique
Sommelier-Rio de Janeiro

Administrador disse...

Prezado Henri, sinceramente não sei o que dizer. Agradeço pelo comentário, que vindo de um profissional do vinho tem um enorme significado para este amador.

Saúde sempre!!!

Anônimo disse...

Caro,
Me permita sugerir um outro sul-africano que adoraria ver comentado aqui. Vi que vc já comentou um Two Oceans Rosé. A minha sugestão é o Two Oceans Pinotage. Provei o 2006 em duas ocasiões e se tornou um dos meus preferidos, extremamente elegante e potente ao mesmo tempo, e muito muito saboroso. Estou agora com um 2007 na adega que não vejo a hora de abrir. Inspirado nesse, tentei outros vinhos da mesma linha, mas nenhum chegou perto do Pinotage. Fica aqui a sugestão junto ao parabéns de sempre pelo blog.

Administrador disse...

Vic,

já encontrei o Two Oceans em várias ocasiões no Extra. Apenas não comprei porque desconfiei da armazenagem. As garrafas estão lá, de pé, desde a inauguração do supermercado. Mas depois de seu comentário, vou comprar. Se tiver algum sinal de defeito, não comento no blog. Combinado?

Obrigado pela visita e comentário. Volte sempre!

Saúde!!!

Cristiano Orlandi disse...

Prezados,

Sem querer promover outros blogs, mas com o objetivo de dividir informações, o Two Oceans Pinotage e Syrah, ambos da safra 2007, foram comentados no Blog De Vinho em Vinho, do companheiro Rafael Loyola em 23 de outubro.

Talvez sirva como referência...

Forte Abraço!

Universo dos Vinhos disse...

Olá Gil

Digitei o Avondale Pinotage no google e caí direto no seu post. Estou com este vinho da safra 2009 s enão me engano em casa - vou experimentar hoje para a CBE de maio.
Fiz questão de não ler suas impressões para não me influenciar na análise, mas confesso que suas 5 taças me deixar muito empolgado.

Abraço

Tiago Bulla
www.universodosvinhos.com