Sabemos que não é adequado comprar um pinot noir de safras muito antigas, especialmente se for do “novo mundo”, porque sua capacidade de guarda é limitada. Portanto, bebidos jovens têm mais tipicidade, garantindo o frescor e a delicadeza esperados. Mas encontrei este Santa Helena a um preço razoável (R$39) e resolvi apostar. As uvas são provenientes do Vale de Casablanca, localizado entre Santiago e o porto de Valparaíso, o maior do país, com temperatura média moderada, em razão da influência marítima, reunindo ótimas condições para o cultivo de uvas brancas, especialmente sauvignon blanc e chardonnay.
Vamos ao vinho.
Vamos ao vinho.
Na taça, coloração púrpura, com formação de muitas lágrimas. Aromas com frutado discreto, escondido pela madeira, que se sobressaiu no conjunto. Álcool aparente (14%), mas sem incomodar o nariz. Taninos mais rústicos que o esperado, com acidez em baixa. Certo desequilíbrio, com álcool passando a queimar um pouco na boca. Final médio, marcado pela madeira.
Um vinho que certamente já perdeu seu encanto, pois a fruta deu lugar aos toques abaunilhados da madeira, perdendo sua tipicidade e ganhando uma "máscara" inconveniente.
Um vinho que certamente já perdeu seu encanto, pois a fruta deu lugar aos toques abaunilhados da madeira, perdendo sua tipicidade e ganhando uma "máscara" inconveniente.
6 comentários:
Olá, sem sempre "quanto mais velho melhor"...obrigado por mais essa aula...
Rapaz, eu ficaria com raiva de comprar esse vinho e ele não ser bom. Pelo preço tb, mas pela designação de rótulo "seleção de diretório". Você fica achando que é um escolhido pelo vinho! rsrsrs
Enfim, pode ser mesmo que mais jovem ele estivesse melhor.
abraço.
Parabens pelo blog. Apesar de todo o trabalho, o prazer de degustar para depois escrever compensa.
Gostaria de receber atualizacoes do seu blog.
Novamente, parabens.
Abs
Olha,eu tive muita sorte.Comprei no início do ano,em Rivera(fronteira com Santana do Livramento-RS),SANTA HELENA -SELECCION DEL DIRECTORIO-CARMENERE-2006 por R$ 14,89!!!! Um vinho ótimo ,por um preço fantástico.Aliás nem precisa atravessar fronteira.Em Porto Alege os preços dão um banho aqui no Rio.
Boa dica sobre a idade da pinot. Certamente o mais novo se apresentaria mais frutado. Mas me ocorreu uma curiosidade: Chegou a recorrer ao decantador neste caso?
Enrico, não decantei o vinho. Raramente faço isso, porque prefiro a degustação diretamente da garrafa. Caso entenda necessária a decantação, falo a respeito. Nesse caso não acredito que o resultado fosse melhor.
Saúde!
Postar um comentário