17 setembro 2008

Santa Helena Selección del Directorio Reserva Pinot Noir 2003

Sabemos que não é adequado comprar um pinot noir de safras muito antigas, especialmente se for do “novo mundo”, porque sua capacidade de guarda é limitada. Portanto, bebidos jovens têm mais tipicidade, garantindo o frescor e a delicadeza esperados. Mas encontrei este Santa Helena a um preço razoável (R$39) e resolvi apostar. As uvas são provenientes do Vale de Casablanca, localizado entre Santiago e o porto de Valparaíso, o maior do país, com temperatura média moderada, em razão da influência marítima, reunindo ótimas condições para o cultivo de uvas brancas, especialmente sauvignon blanc e chardonnay.
Vamos ao vinho.
Na taça, coloração púrpura, com formação de muitas lágrimas. Aromas com frutado discreto, escondido pela madeira, que se sobressaiu no conjunto. Álcool aparente (14%), mas sem incomodar o nariz. Taninos mais rústicos que o esperado, com acidez em baixa. Certo desequilíbrio, com álcool passando a queimar um pouco na boca. Final médio, marcado pela madeira.
Um vinho que certamente já perdeu seu encanto, pois a fruta deu lugar aos toques abaunilhados da madeira, perdendo sua tipicidade e ganhando uma "máscara" inconveniente.
Não é ruim, mas estaria melhor se mais jovem, com mais fruta e acidez. Acabou sendo uma relação ruim de qualidade x preço, servindo apenas para confirmar o que disse no início da postagem.

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá, sem sempre "quanto mais velho melhor"...obrigado por mais essa aula...

Unknown disse...

Rapaz, eu ficaria com raiva de comprar esse vinho e ele não ser bom. Pelo preço tb, mas pela designação de rótulo "seleção de diretório". Você fica achando que é um escolhido pelo vinho! rsrsrs

Enfim, pode ser mesmo que mais jovem ele estivesse melhor.

abraço.

Edu disse...

Parabens pelo blog. Apesar de todo o trabalho, o prazer de degustar para depois escrever compensa.
Gostaria de receber atualizacoes do seu blog.
Novamente, parabens.
Abs

Flavio Lacerda disse...

Olha,eu tive muita sorte.Comprei no início do ano,em Rivera(fronteira com Santana do Livramento-RS),SANTA HELENA -SELECCION DEL DIRECTORIO-CARMENERE-2006 por R$ 14,89!!!! Um vinho ótimo ,por um preço fantástico.Aliás nem precisa atravessar fronteira.Em Porto Alege os preços dão um banho aqui no Rio.

Enrico Araújo disse...

Boa dica sobre a idade da pinot. Certamente o mais novo se apresentaria mais frutado. Mas me ocorreu uma curiosidade: Chegou a recorrer ao decantador neste caso?

Administrador disse...

Enrico, não decantei o vinho. Raramente faço isso, porque prefiro a degustação diretamente da garrafa. Caso entenda necessária a decantação, falo a respeito. Nesse caso não acredito que o resultado fosse melhor.

Saúde!