11 agosto 2007

Don Domenico Bonarda 2003

É a primeira vez que compro, bebo e comento um vinho com a uva bonarda. É uma cepa que tem gerado vinhos melhores na Argentina do que na Europa (especialmente na Itália). Tanto é verdade que atualmente é a "uva da moda" no país vizinho. Movido pela curiosidade, comprei uma garrafa deste vinho produzido pela Don Domenico, em San Juan, pagando honestos R$ 28, no Carrefour.
Embora os especialistas digam que os vinhos desta uva devem ser bebidos jovens, comprei uma garrafa da safra 2003, correndo os riscos naturais de quem compra vinhos no supermercado. Confesso que sempre afasto a cápsula (quando possível e sem estragá-la) e dou uma olhadinha na rolha, pra ver se há sinais de contato com o vinho. Se a rolha estiver totalmente seca, não compro!
Outra curiosidade deste vinho é que o produtor indica que não foi filtrado, por isso há possibilidade de depósito de sedimentos no fundo da garrafa. Realmente, quando deixei a garrafa na vertical por um tempo antes de abri-la, havia sedimentos. Nada que um decantador não conseguisse resolver. Um ar "artesanal" que conferiu certo charme ao vinho.
No copo, coloração granada. Muitas lágrimas (13,5% de álcool). Aromas intensos de frutos vermelhos, terra úmida e notas vegetais. Certa complexidade aromática, com nuances que não consigo descrever.
Bom corpo, denso, com taninos vivos, marcantes e boa acidez. Um amargo presente em todos os momentos, mas algo característico do vinho, não aquele inconveniente que aparece ao final de alguns vinhos. Álcool bem equilibrado. Final de ótima persistência, com madeira bastante discreta e bem integrada ao conjunto. Melhorou muito com comida.
Enfim, um vinho diferente de tudo que havia provado da Argentina, que não se enquadra na "padronização" que temos acompanhado por aí. Agradou a todos aqui em casa. Comprarei outras garrafas, talvez de safras mais recentes.


9 comentários:

Anônimo disse...

Olá Vinho para todos,
Que tal degustarmos o "Finca la Linda- Bonarda 2006" como vinho do mês? Já tinha pensado em degustar e depois que li o seu post sobre este Bonarda achei que poderia ser interessante. Por aqui está na faixa de R$ 28,00 importado pela Decanter. O Bonarda é um vinho novo na linha do Finca la Linda (já degustamos Malbec e tempranillo deles). Caso tenha dificuldade em encontrar nos avise.
Abs.,

Eduardo Lima disse...

Ôpa, se o confrade deu quatro taças e meia quero uma caixa pra mim também.

Saudações, após um longo e tenebroso inverno afogado em trabalho.

Eduardo

Anônimo disse...

Olá, hoje degustei o Casillero del Diablo Carmenere e achei muito bom, mas confesso que ainda prefiro a uva Tempranillo. Abraços

Anônimo disse...

Ola, sou novato aqui no Blog, mais gostei muito do li e concordei com várias opiniões.
As uvas Bonnardas são as novas preciosidades dos "Hermanos", finos diferentes e de bom corpo e copo,que neste ano conheci e gostei também, e que entram com Churrasco muito bem. Sugiro também o Finca La Linda e os da Bodega Norton.
Abraços e Sucesso!!

Administrador disse...

Gustavo Belli, estou à caça do Finca La Linda Bonarda. Ele seria o vinho a ser comentado neste mês pela Confraria Brasileira de Enoblogs, mas não o encontrei aqui em Uberlãndia. Mas valeu a dica.
Saúde!

Gabriel Aleixo disse...

Olá,
Tenho lido seu blog há algum tempo, acho seu comentários muito bons!
Este seu post me inspirou a comprar esta garrafa e acabo de postar meus comentários no meu blog.
Abraço!
Gabriel

Gabriel Aleixo disse...

ps: acabo de ver que vc modera os comentários, achei que a página é que não estava funcionando... desculpe pela enxurrada de coments!
abs.

Anônimo disse...

Caro Vinho para Todos, adquiri na semana passada no Carrefour uma outra linha da mesma bodega, o El Escondido Don Domenico Bonarda 2004 e me encantei.:)
É um vinho marcante, frutado, com taninos delicados, doces, final com certa persistência, enfim, um vinho elegante.
Não vacilei, voltei hoje ao supermercado e comprei mais duas garrafas por 20,50 cada em valor promocional.

Wagner Bianchi disse...

Acabei de tomar uma garrafa do mesmo vinho e também na havia provado um produto com tal uva.

Fiquei muito satisfeito com a combinação de notas de frutas bem situadas com um tom amadeirado ao fundo. A cor do vinho foi algo muito apreciado e o seu buquet exalou logo que aberta a garrafa. Notei muitas lágrimas e grânulas do fruto no fundo da garrafa.

Muito bom, recomendo.