05 agosto 2007

La Chapelle Saint-Vincent Bordeaux AOC 2002

Sei que os grandes vinhos franceses não chegam às nossas modestas adegas por um preço acessível. Mas continuo insistindo em experimentar vinhos na faixa a que me propus comentar neste blog. Este vinho foi comprado em maio por R$ 29,90. Um tradicional corte de Bordeaux (CS+CF+M), produzido pela Ginestet, fundada em 1897.
Acredito ter encontrado um vinho de complexidade surpreendente para o preço que, apesar de ser da safra 2002, manteve-se vivo e encantador.
No copo, coloração rubi intenso, com bordas tendendo ao granada. Boa formação de lágrimas. Límpido.
Aromas de boa intensidade, com destaque para ervas e especiarias, boa lembrança de fumo. Evidente supremacia das características da merlot. Um vinho leve, de corpo mediano, com leve amargor. Ainda vivo, com taninos marcantes e boa acidez. Final de ótima persistência, com a madeira marcando por um longo período, lembrança de côco. Interessante, sem ser cansativo como os vinhos que abusam madeira e se esquecem de deixar a uva aparecer.
Em síntese: elegante, complexo e equilibrado. Único ponto negativo: o amargo que incomodou um pouco. Afora isso, compraria outras garrafas. A que bebi era a de nº 124.963.

Um comentário:

Lusenalto disse...

Olá.
Você se lembra onde comprou esse vinho?
Queria comprá-lo também.
Se conseguir achar.