A Caliterra é uma vinícola nova, se comparada à tradição chilena na produção de vinhos. Fundada em 1996 como uma sociedade entre as famílias de Robert Mondavi e Eduardo Chadwich, tem no nome uma forma abreviada da expressão calidad de la tierra. Seus vinhedos estão localizados no Vale de Colchagua, cujo clima é caracterizado por chuvas no inverno e forte influência das brisas frescas do Lago Rapel e o Oceano Pacífico.
Por esta garrafa paguei $15,50, mas no mercado custa entre $28-30.
No copo, coloração púrpura intenso, escuro. Apesar de ser um vinho de 2001, não sofreu prejuízos no aspecto visual. Formou grossas e intensas lágrimas na taça (13,5% de álcool). Boa viscosidade.
Nariz com muita fruta vermelha (lembrança de goiaba). Álcool presente, mas sem incomodar. Aromas agradáveis de baunilha.
Na boca, bom corpo, taninos presentes, vivos. Potência e elegância reunidos. Equilíbrio entre características: álcool, acidez, taninos e fruta. Final agradável e persistente. Retrogosto amadeirado. No fundo do copo, revelaram-se aromas de torrefação, demonstrando certa evolução.
Uma excelente compra. Mesmo ao preço normal de mercado, um belo exemplar da syrah chilena. Se tivesse outra(s) garrafa(s), certamente seriam abertas logo em seguida. Sem defeitos perceptíveis para este amador!!!
6 comentários:
seu site é DEMAIS!!!
muito bom, dos melhores que já vi na net sobre o assunto (e eu pesquiso muito)
parabéns!
Agradeço o comentário. Penso que o blog é bem visitado porque tem uma linguagem simples, de um amador mesmo. Os vinhos são igualmente acessíveis, o que acaba atingindo a maioria dos leitores.
Saúde!!!
Rio Sol Cabernet Sauvignon Shiraz já está na nossa lista de compras.
Obrigada!
blog linkado!
adorei!
sempre bom ter dicas e ver opinoes.
[]´s
Parabens pela sua iniciativa de comentar os vinhos acessiveis, que estamos acostumados a ver nas gondolas dos supermercados! O site eh excelente! Adicionado aos favoritos! Grande abraco, Luis Cabanas
Luis, obrigado pela visita e comentário. Aceito sugestão para comentários... lembre-se: vinhos acessíveis aos mortais!!!
Abraço
Postar um comentário