19 novembro 2006

Fausto de Pizzato Cabernet Sauvignon 2004


Comprei este vinho a R$ 17,00 em julho deste ano e o guardei com muito carinho. Ao retirá-lo, todo empoeirado de seu canto escuro, imaginei quão prazerosa seria a degustação de um vinho tão bem cuidado pela Vinícola Pizzato, de Bento Gonçalves. A cuidadosa produção se revela desde o rótulo até a produção limitada a 7.500 garrafas deste Lote 01 (abri a garrafa n. 0328). É um vinho produzido com uvas de vinhedos próprios, localizados em Dois Lajeados (RS).
Ao abri-lo, no entanto, me senti um tanto frustrado com o resultado. Acredito que o tempo pode melhorá-lo. Pelo cuidado com que é produzido, pode ser um vinho que suporte dois anos de guarda. Tem bom corpo e taninos firmes, que fortalecem esta expectativa.
No copo, revelou cor púrpura, com notas bastante escuras e formação de lágrimas grossas, lentas e que mancharam o copo. Seu teor alcoólico (13%) fez o álcool atrapalhar um pouco os aromas iniciais, mas não foi um prejuízo tão grande assim.
Seus aromas é que me pareceram tímidos: frutas vermelhas, pimenta e algo lembrando cacau (?) precisaram de muita agitação para aparecerem. O vinho foi decantado, podendo respirar por cerca de 30 minutos antes da degustação.
Tem final persistente, mas pouco interessante. É um vinho sem muita complexidade. Seria melhor se fosse mais macio. A passagem rápida de 20% de seu volume pelas barricas de carvalho não o melhoraram neste aspecto. Imagino então que o ponto ideal de consumo ainda não tenha chegado. Quem sabe 2007/2008?
Degustado em 18 de novembro de 2006.

3 comentários:

Administrador disse...

Opiniões são opiniões. A Revista Gula nº171 (janeiro/2007) destacou este vinho entre os melhores brasileiros, descrevendo-o assim: "Mais um vinho de destaque elaborado pela Pizzatto. Com aroma de banana caramelizada, passas, pimenta e cacau. Na boca, boa acidez e persistência".

Anônimo disse...

Esse vilho é um espetáculo ainda mais o 2004! To numa dificuldade para encontrar!

Anônimo disse...

É um vinho justo pelo seu preço, diz ao que veio,correto , fácil de beber , e se muitos vinhos brasileiros tivessem essa qualidade com esse preço, certamente estaríamos tomando mais vinhos de nossa terra.recomendo.