11 outubro 2006

Santa Silvia Cabernet Sauvignon 2005

Tive uma experiência não muito agradável com um Santa Silvia merlot há algum tempo. Não tenho as anotações da época, mas me pareceu um vinho estranho, com desagradável sensação metálica no paladar. Mas posso ter me enganado. Posso ter combinado de forma errada o vinho e a refeição. Em resumo, resolvi apostar neste cabernet sauvingnon para ver o que esta vinícola pode produzir.

O início de suas atividades se deve a Don Juan Carlos Graffigna, um imigrante italiano que começou a produzir vinho em 1869, na província de San Juan (localizada ao norte da importante província de Mendoza, fazendo divisa com o Chile), mais especificamente em Pocito, no Vale de Tulum, uma das boas regiões vinícolas da Argentina.

No copo, o vinho apresentou coloração rubi, com tendências violáceas, límpido. Sem a agitação tradicional da taça, os aromas frutados se mostraram tímidos, prevalecendo o álcool (13%). Após uma leve agitação, os aromas se despreenderam, melhorando consideravelmente a característica do vinho. Porém, não me entusiasmou. Formou lágrimas intensas no copo, sem manchas.

Um vinho de corpo médio (possível de perceber apenas pelo exame visual), taninos macios e boa acidez. Não é um vinho para guarda, mas deve aguentar até 2007/2008, desde que bem armazenado. Seu final é de média persistência, com álcool e fruta brigando por espaço. No copo restaram discretas notas amadeiradas (confesso que não sei o tempo de estágio deste vinho na madeira). Em síntese, um vinho que me custou R$ 13,90, para beber sem muita pretensão. Suporta bem o título de vinho para o dia-a-dia!

Degustado em 10 de outubro de 2006.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom Dia, Ganhei uma caixa contendo 6 garrafas de Santa Silvia, fabricacao Argentina "Sauvignon Blanc" Safra 2005. Comecei a passar muito mal, desconfiado do vinho dei uma garrafa para meu cunhado e teve os mesmos sintomas horriveis. Será que esse vinho tem problemas?

Atenciosamente,

Rudi- Fpolis-sc

EMAIL: rudidiem@hotmail.com

Anônimo disse...

Ganhei uma garrafa desse vinho, guardei com todo cuidado, até um 'amigo' pegar sem minha permissão e tomar todo, no dia seguinte só encontrei a garrafa vazia de lembrança!
Bem que eu poderia ganhar outro pra compesar...
EMAIL: vanessa.emanuely@hotmail.com

Anna Ferreira disse...

Infelizmente também me decepcionei com o vinho Santa Silvia safra 2003, Sabor alterado, acidez marcante.Pouco depois de ingerir, várias pessoas reclamaram da ação dessa acidez no estomago.
Uma pena, mas tive que me desfazer do que eu achava ser uma boa safra para apresentar aos amigos.