14 outubro 2019

Nota dez para a proposta (e para o líquido) :: Ponto Nero Cult SO2 Free Espumante Brut



País: Brasil
Região: Vale dos Vinhedos
Produtor: Domno do Brasil
Uvas: 100% Chardonnay
Maturação: 4 meses em autólise de leveduras (método Charmat) 
Álcool: 11,5%

Quando vi o lançamento desse espumante pensei logo: "esse não me dará dor de cabeça. Tomara que seja bom". Digo isso porque o SO2 (anidrido sulfuroso), conservante mais utilizado no mundo do vinho, me causa dor de cabeça naqueles em que é usado até a tampa! 

Vinho sem conservante existe? Bom, pelo que conheço isso seria possível apenas em situações de higiene absurdamente rigorosas por parte da vinícola e o risco seria altíssimo. Até onde eu sei, há duas opções para esses vinhos "sem conservantes": 

1. pela legislação brasileira se a quantidade de SO2 for menor que 10 mg/L, não é preciso declarar no rótulo a existência do conservante. 

2. utilização de outro conservante, de modo que no rótulo basta declarar que é livre de SO2. 

Enfim, chega-se à conclusão de que provavelmente os vinhos com essa declaração no rótulo utilizam outro conservante, menos agressivo à saúde, provavelmente. 

Mas, deixando de lado essa questiúncula, vamos ao líquido!

É um espumante elaborado apenas com a Chardonnay, de modo que meu olho já brilhou. Na taça o resultado é muito interessante, porque é o espumante mais seco da linha Cult da vinícola. Tem apenas 9,5 g de açúcar por litro. Aromas de boa complexidade, lembrando a Chardonnay (frutos brancos como pera e abacaxi) e notas da fermentação dando uma certa complexidade. Na boca é muito refrescante, com acidez lá em cima e um final de boca longo e prazeroso. 

Recomendo muito o produto, não somente pela proposta mais ligada ao cuidado com a saúde, mas porque na taça realmente é muito bom.   

Pelo que li a vinícola elaborou apenas 7.000 garrafas, o que para o mundo dos espumantes é quase nada. 


Detalhes da compra:

Esse espumante é vendido aqui em Uberlândia pela Wine Home a R$ 69.

Saúde a todos!






Nenhum comentário: