Os vinhos da jovem vinícola Dunamis têm uma identidade definida: são feitos por jovens, para serem bebidos jovens. Isso vale para os tintos, brancos e espumantes. Seu público alvo (penso eu) são os que estão se iniciando no mundo dos vinhos, jovens paladares, portanto. Então, é sempre bom experimentar seus produtos, como dessa vez em que recebi três espumantes para participar de mais uma edição do Winebar, que aconteceu no dia 29/10 (veja o vídeo).
Pois bem. Degustei primeiro esse brut, elaborado pelo método Charmat com uvas 100% Chardonnay. Por esse processo a segunda fermentação, aquela em que as borbulhas e a espuma são formadas, ocorre em autoclaves de aço inox, com total controle de temperatura. Por ser um Charmat "curto", a ideia é que o resultado final seja um espumante leve, refrescante, que preserve as características aromáticas da uva, sem maiores complicações para o consumidor entender o produto.
Possui cor amarelo palha, perlage em boa intensidade. Nos aromas a predominância é de frutos brancos, maçã e pera principalmente. Notas florais mais discretas. Em boca tem boa cremosidade, acidez mediana, frutos se repetindo e uma pitada de mineralidade, porque pra mim tem uma pontinha salgada (fiquei maluco?).
Final mediano, repetindo mineralidade no palato e os frutos brancos. Espumante correto, como sempre. Uma pitada maior de acidez, até porque é um 100% Chardonnay, lhe cairia bem, mas tem bom equilíbrio e pode acompanhar pratos mais leves.
Detalhes da compra:
O espumante tem bom preço, sendo vendido na loja virtual da vinícola por R$49,90 (clique aqui).
Saúde a todos!

Nenhum comentário:
Postar um comentário