| O espumante é ideal para acompanhar as entradas, como saladas verdes. |
Na última semana aconteceu mais uma edição do WineBar, degustação virtual que reúne vários formadores de opinião em torno de um tema. Dessa vez a temática era a comemoração dos 10 anos de lançamento de um dos grandes vinhos brasileiros, o Salton Talento.
A centenária Salton, de Bento Gonçalves, enviou aos participantes três de seus vinhos. Além do homenageado, recebemos um Merlot muito interessante (em breve por aqui) e esse espumante elaborado pelo método Charmat. Por esse método a segunda fermentação acontece em tanques de inox e levou 2 meses fermentando e por 12 meses o líquido ficou em contato com as leveduras.
O vinho base teve 20% de seu volume passando por barricas de carvalho norte-americano novo, para dar mais complexidade e aromas mais tostados também. As variedades utilizadas foram a Chardonnay (70%), Pinot Noir (20%) e Riesling (10%), essa última muito utilizada para dar mais frescor ao espumante.
Na taça a coloração é amarelo palha, com borbulhas finas e boa formação de espuma. Os aromas tem boa intensidade, com lembrança clara de frutos cítricos, nozes, casca de pão e fermento. Na boca tem bom frescor, destaque cítrico e final de boa persistência.
O amigo Tiago Bulla, do Universo dos Vinhos, observou bem que esse espumante tem o mesmo estilo que o outro da linha mais básica da vinícola, mas é superior ao outro em razão da sua cremosidade. Acrescento que esse é mais cítrico e com maior presença das notas de fermentação e passagem por madeira.
Detalhes da compra:
Recebi essa garrafa para degustação do WineBar, mas a vinícola vende o espumante em sua loja virtual por R$40. Boa compra!
Saúde a todos!

4 comentários:
Estou começando agora a estudar mais sobre vinhos e espumantes e realmente já provei muitos Brasileiros que estão me agradando! é bom saber que o Brasil também tem ótimos produtores
Caro VPT,
Gosto muito em geral dos produtos da Salton, que têm a vantagem de ter um preço competitivo. O Prosecco deles é muito bom, e até o chardonnay da linha Classic tem seu valor. E o Salton Talento é um dos meus vinhos preferidos.
Grande abraço,
Paulo Sales
(http://vinhodanoite.blogspot.com)
Em relação aos champanhes os Portugueses também tem uma gama bastante variada e com excelentes pormenores.
Na www.wivini.com, por exemplo, existem mais de 80 espumantes que dão boa réplica aos dos Franceses.
Isto porque o Vinho Espumante é um vinho que tem nível significativo de dióxido de carbono, fazendo-o borbulhar quando servido. O Dióxido de carbono resulta de fermentação natural, seja ela feita dentro da garrafa (Método champenoise) ou fora dela (Método Charmat).
Mas também posso sugerir o Champanhe Nicolas Feuillatte Palmes d'Or Brut Vintage que custa 116€ na www.wivini.com
Bom champanhe boas companhias.
Cump.
Gostei da nova garrafa do Reserva Ouro
Postar um comentário