Se você nunca comeu o tradicional PF (prato feito), saiba que não vivenciou uma das experiências gastronômicas mais tradicionais do povo brasileiro.
Discute-se a origem exata dessa prática de comer um prato sem opções de escolha, simplesmente submetendo-se à vontade do dono do restaurante, padaria ou qualquer outro lugar. Alguns historiadores afirmam que já são mais de 400 anos, pois coincide com a origem das estalagens no Brasil, onde os viajantes poderiam comer e dormir durante seus longos trajetos.
Pois bem. Há algumas semanas falei com a Érika que seria muito interessante que em lugares simples as pessoas pudessem beber vinho, sem glamour, sem sofisticação, da mesma maneira que bebem cerveja, refrigerante ou suco. Sem compromisso com a taça ideal, apenas o copo americano, de requeijão ou qualquer outro à disposição.
Assim, tive a ideia de percorrer os lugares em Uberlândia onde são servidos o tradicional PF, para descobrir onde está o melhor deles, iniciando uma série gastronômica aqui no blog: Em busca do PF perfeito!
Para me acompanhar nessa saga convidei os amigos Afrânio, Eli e Paulo, sempre levando um vinho para ser bebido no lugar, sem taças, até pra saber como o pessoal do lugar reage com a presença dessa bebida intrusa.
Apenas dois critérios que adotaremos para a comida ser considerada PF:
- o cliente não pode ter opções a la carte.
- ter ovo frito (vulgo "zoiúdo"), como ingrediente fixo ou opção do cliente.
Avaliaremos a qualidade da comida (claro), a apresentação do prato e o seviço (especialmente quanto à gentileza em receber alguém com uma garrafa de vinho debaixo do braço). As opções ligadas à aparência do lugar não serão alvo de avaliação direta, porque no geral são lugares simples, onde comem trabalhadores e estudantes. A sofisticação é desnecessária.
Você deve estar pensando: e a higiene? Bom, se o lugar não tiver pelo menos uma "presunção de higiene", daí não comemos. Simples assim.
Enfim, a partir de amanhã, espero contar quinzenalmente aqui essa nossa experiência, que também será uma ótima oportunidade para reunir os amigos, a comida simples, os lugares diferentes e o vinho.
Até amanhã.

6 comentários:
Isso vai ser MUITO legal...
Aguardo ansiosamente as postagens...
Forte abraço Gil
Tiago Bulla
www.universodosvinhos.com
As mulheres estão excluídas ?
As mulheres jamais estão excluídas. O convite foi feito, mas não ficaram tão entusiasmadas... mas quando quiserem, o convite é perpétuo.
Muito legal! Vejamos em que as experiências vão dar... Um dia pode virar moda... risos.
Abraço, Ewertom.
Vinhos de Minha Vida
Sempre a inovar...não perco por nada!
Abraço,
Carlos
Amigo Carlos,
obrigado pela força.
Abraço!
Postar um comentário