Em janeiro estivemos no Vale de Leyda, uma das novas regiões chilenas, próxima ao Oceano Pacífico. Lá as vinícolas ainda são jovens e algumas ainda não estão preparadas para o enoturismo em grande escala. Para se visitar as que recebem o turista é preciso agendamento prévio e acender umas velas para que te respondam positivamente.
Como não tenho o costume de pedir a intervenção divina para pequenas coisas, ficamos sem visitar a Viña Garcés Silva (Amayna), embora tenha enviado vários emails a eles. Chegamos até o portão, mas não fomos autorizados a entrar.
Com a Viña Leyda foi diferente. Eles nos responderam dizendo que "ainda" não recebem turistas. Uma gentileza que não saiu cara a eles e nos poupou tempo.
É uma vinícola jovem, fundada em 1998 e a ela credita-se o pioneirismo de desbravar a região como pólo produtor de vinhos de qualidade. Seus vinhedos (245 hectares) estão plantados a uma distância média de 14 km do Oceano Pacífico e sofre forte influência desse clima. Seu Pinot Noir Lote 21 é considerado um dos melhores (senão o melhor) Pinot da América Latina.
Cor amarelo palha com tons esverdeados. Bons aromas, destaque vegetal, grama, cítrico de leve e forte maracujá. Fruta madura aparecendo em destaque, o que não é muito comum em SB dessa região.
Na boca é leve, com boa acidez, frutado bem presente e algo mineral que confirma a influência das brisas oceânicas. Final longo. Álcool em equilíbrio. Embora o contrarótulo informe que o vinho passa 4 meses sobre as borras da fermentação, não pareceu, pois os aromas e sabores característicos da prática sur lie não estavam tão marcantes.
Não passa por madeira, o que lhe possibilitou demonstrar com franqueza todas as características de um Sauvignon Blanc do Vale de Leyda.
Encontrado no mercado na faixa dos R$75.
Encontrado no mercado na faixa dos R$75.
Avaliação VPT = 86/100 pontos.
Saúde a todos!

2 comentários:
os vinhos da Leyda são muito bons mesmo. Nunca provei o pinot deles, mas tenho conhecidos que disseram ser explêndido.
Será?
Gosto deste produtor.
Abs.,
Postar um comentário