08 julho 2011

Château Le Grand Housteau Rouge Bordeaux 2008


Esse é um típico Bordeaux acessível e ideal para o cotidiano, com boa fruta e personalidade, algo difícil de encontrar nessa faixa de preços (pela garrafa paguei R$65).

É um corte de 60% Merlot e 40% Cabernet Sauvignon, produzido pelo Château Gran Housteau em sua propriedade situada a 30 km ao sul de Bordeaux, na margem direita do Rio Garonne, na região conhecida como l'Entre Deux Mers (entre dois mares). O enólogo é Jean Louis Ballarin.

Coloração púrpura, com lágrimas finas. Aromas fechados no início, com couro e terra. Com minutos de aeração abriu-se para frutos vermelhos silvestres, amoras, cerejas. Leve álcool e leve madeira, com repetição de couro.
Corpo mediano, certa potência alcoólica (apesar dos 12,5%). Taninos vivos e ainda a evoluir. Acidez gastronômica. Vinho sério.
Final mediano, com destaques frutados e especiarias. No fundo da taça aromas de couro. Vinho do velho mundo certamente. Não é para bebericar, pois pede comida. Aliás, é outro vinho acompanhando uma refeição. Está num ótimo momento para consumo, mas pode ser guardado por mais 1-2 anos, sem problemas. Teve passagem de 6 meses por barricas de carvalho.


2 comentários:

Wenderson disse...

Boa dica. Bordeaux mais baratos tendem a ser menos frutados, mais secos e alguns não tem nenhuma presonalidade.
Valeu!

César Curra disse...

É um ótimo vinho importado pela porto mediterraneo, ótimo custo benefício, vale a pena.