20 junho 2011

Don Giovanni Espumante Brut


A última visita técnica que fizemos no sul foi à Vinícola Don Giovanni, onde fomos recebidos com todo carinho pelo Sr. Ayrton Giovannini e sua família. Na entrada fomos recepcionados com o belo espumante Nature produzido por eles. Visitamos a cantina, as caves (de onde saíram dois tintos da safra 2002 servidos no jantar) e fomos direto ao trabalho principal: degustar três espumantes produzidos em Pinto Bandeira, antigo distrito de Bento Gonçalves e agora município, que ganhou a certificação de IP (Indicação de Procedência).

Para receber a IP no rótulo o espumante deve ser produzido pelo método tradicional (champenoise). Além desse espumante que comento, provamos dois outros brut da Valmarino e Cave Geisse. Esse último já foi comentado aqui (relembre) e não tenho mais dúvidas sobre sua excepcional qualidade.

Esse brut da Don Giovanni leva 75% de Chardonnay e 25% de Pinot Noir, tem 12,6% de teor alcoólico e custa R$ 43.

Na taça apresentou uma cor dourada clara, demonstrando mais tempo em contato com as leveduras da segunda fermentação em garrafa. Bolhas constantes. Nos aromas as elegantes notas de pão torrado, brioche, alguma fruta de polpa branca e uma pontinha de oxidação/ferrugem, mas não como um defeito do vinho, mas uma característica provavelmente dada pelo tempo em garrafa. Na boca é um espumante maduro, mas tem boa cremosidade e refrescância. Final longo e elegante.

Espumante mais "sério" que os demais. Agradará aos que preferem esse tipo de bebida para acompanhar refeições. Para bebericar, o espumante que comento amanhã é mais adequado.

.
.

Nenhum comentário: