01 junho 2011

Anakena Late Harvest 2009 #cbe



O vinho desse mês para a Confraria Brasileira de Enoblogs (CBE) foi escolhido pelo confrade Leonardo Araújo, do blog Viva o Vinho, um dos fundadores da CBE e quem sugeriu o nome que ela passou a usar. Já são 56 meses desde então, sempre com a participação de ótimos blogs.

O tema recaiu sobre um estilo de vinho ainda pouco valorizado pelo consumidor brasileiro, mas interessantíssimo sob vários aspectos, especialmente quanto à sua complexidade e capacidade de harmonização com queijos, frutas e doces.

O vinho que escolhi foi comprado no varejo da Bodega Anakena quando estive por lá em janeiro. Não me lembro quanto custou, mas não foi caro e pode ser encontrado no mercado brasileiro. É elaborado com uvas do Vale do Rappel, sendo 25% Viognier e 75% Moscato de Alexandria, com parte delas atingidas pela ação do fungo botrytis cinerea. Tem passagem por barricas de carvalho francês e americano. O açúcar residual está em torno dos 100 g/litro, talvez um pouquinho mais.

Para meu gosto pessoal duas coisas são importantes num vinho desses: não pode ser extremamente doce e precisa ter acidez para não deixá-lo chato. É o caso desse. Na taça coloração dourada. Aromas intensos lembrando mel e damasco. Na boca é intenso em sabores, com dulçor elegante e acidez em boa conta. Final complexo e de longa persistência.
.
.

2 comentários:

Leonardo de Araújo disse...

Ótima dica. A Anakena parece uma vinícola séria e de muitas qualidades.

Espero que a degustação on-line seja divertida.


Brindes,
Leonardo

Danillo disse...

Professor! Acabei de conhecer este vinho em um jantar harmonizado aqui na Divino do Draft Beer. Caiu super bem com uma sobremesa a base de milho, flambada, com notas de caramelo. Acidez interessante.
Danillo Valdisser