25 abril 2011

Esporão Reserva Tinto 2008

Vinho produzido pela consagrada Herdade do Esporão, na região do Alentejo. É um corte de Aragonez, Cabernet Sauvignon e Trincadeira, com passagem de 12 meses por barricas (70% americanas e 30% francesas).

Coloração púrpura profundo, jovem, sem transparência. Lágrimas finas e lentas.
Aromático. Frutos vermelhos maduros, algumas lembranças compotadas, notas de especiarias e algo resinoso. Leve álcool. Groselha bem ao fundo.
Na boca é muitíssimo equilibrado e intenso. Corpo mediano, com frutado marcantes, boa acidez e taninos finos.
Final longo e marcante. Frutado com boa presença e madeira muito bem integrada, com notas de café. Álcool sem incomodar, mesmo com 14,5% de teor.
Vinho gastronômico, sem defeitos, harmônico e de ótima relação qualidade x preço (comprei a preço promocional, mas é vendido no mercado na faixa dos R$ 85). Valeu cada centavo.
.
.

6 comentários:

Anônimo disse...

Recebi esse vinho numa caixa de um clube que participo. Ótima compra mesmo. Me impressionou. Assino embaixo da descrição que fez no blog. Parabéns.

Raquel Aleixo - Curitiba

João Barbosa disse...

simpatizo com este produtor, pois tem em atenção aspectos culturais e está a começar uma nova relação com a terra, mais amiga do ambiente.
.
todos os anos encomendam 4 rótulos (reserva T, reserva B, private selection T e Private Selection B) a um artista. a ideia não é bem original, pois Chateau Mouton já o faz há muito tempo. todavia é um apoio à arte.
.
esta edição foi entregue a uma artista muito mediática em Portugal, a Joana Vasconcelos, que cria esculturas muitos interessantes.
.
aliás, a ideia deste rótulo foi mesmo a escultura, pelo que os animais (cabeça de touro, lagarto, sapo e cobra) são em relevo.
.
recentemente compraram no Douro a Quinta dos Murças, que também faz ligação à arte, mas neste caso apenas à fotografia.

Administrador disse...

Caro João, obrigado mais uma vez pelas preciosas informações.

Esse vinho tem feito sucesso entre os brasileiros, tanto pelo líquido quanto pelo rótulo.

Saúde!!!

Anônimo disse...

ótimo!!!

Anônimo disse...

Comprei este vinho em BH por acaso e tenho que comprar novamente.É fantástico e por um preço razoável pela qualidade.65 R$.Considero 90+ pontos.James.

Anônimo disse...

Espetacular!