27 abril 2011

Alma Única Reserva Merlot 2009



Conheci a vinícola Almaúnica na minha última viagem ao Vale dos Vinhedos, no início de 2011. É a mais nova vinícola da região (criada em 2008), capitaneada pelos irmãos Magda e Márcio Brandelli (enólogo), pertencentes à família que fundou a conhecida Don Laurindo. A vinícola tem uma construção bonita, moderna, como proposta de elaborar vinhos igualmente modernos. Na ocasião provei todo o portfólio da empresa, inclusive um Syrah que somente será comercializado em junho desse ano. Insisti um pouco e consegui comprar uma garrafa, com o compromisso de somente abri-la em meados de 2011.

Esse Merlot passou 10 meses em barricas francesas e americanas e me custou R$ 35. Uma ótima relação custo x benefício.

Vinho de coloração púrpura. Aromas em boa conta. Notas lácteas, frutos vermelhos maduros, café e discretíssimas notas de especiarias aparecendo em alguns momentos. Aromas indicaram desde o início ser um vinho macio, mais elegante que os tintos jovens do Vale.
Na boca os taninos macios e elegantes confirmaram a suspeita. Boa fruta. Fácil de beber, com acidez discreta. Final mediano, com leve madeira (tostado e café) e frutos vermelhos. Álcool sem atrapalhar (13%).
Não me parece um vinho longevo, mas ainda estará em forma com mais 1 ano em garrafa e boas condições de guarda. Surpreendeu pela elegância e delicadeza. Bem feito e com bom preço. Acompanha carnes vermelhas apesar dos taninos macios. Nenhuma agressividade ou desequilíbrio.
.
.

2 comentários:

Artico disse...

realmente otimo custo benefício estive em novembro/2010 e tive oportunidade de degustar o cabernet, merlot e o syraz ainda estava na incubadora. O Marcio tem uma visão diferente e podemos esperar grande coisa de seus vinhos.

Paulo Corazza disse...

Estive em Janeiro/2012 na Almaunica e provei vários vinhos e espumantes e comprei o Syrah.
Não sou especialista (ainda) mas apreciei muito o vinho e a atenção como fui recebido.
Virei fã dessa Vinícola.
Paulo.Corazza@gmail.com