14 fevereiro 2011

Saint-Hilaire Blanquette de Limoux AOC Brut 2007


Mais um espumante francês fora da Champagne aqui no blog. Esse é produzido pela Sieur d'Arques na AOC Blanquette de Limoux, no Languedoc Ocidental. A região ganhou status de AOC em 1938, com as seguintes regras básicas: a segunda fermentação deve ocorrer na garrafa (método tradicional) pelo período mínimo de 9 meses; as uvas permitidas são a Mauzac (também chamada de Blanquette e que deve corresponder a 90% do vinho base), Clairette, Chenin Blanc e Chardonnay.

No caso desse espumante o vinho base foi cortado com 90% de Mauzac, e o restante em parcelas iguais de Chenin Blanc e Chardonnay. Na taça apresentou coloração amarelo palha e reflexos esverdeados. Perlage de média intensidade. Aromas frescos lembrando frutos de polpa branca e levíssima lembrança da fermentação. Na boca tem boa acidez e cremosidade. Final longo, com fruta presente e leve lembrança tostada. Espumante bem feito, leve, refrescante e alguma complexidade.
Acompanhará bem pratos leves, saladas e frutos do mar. Vale o que custa (R$45). Equilibrado, com cremosidade como ponto de maior destaque. Beba logo se tiver uma garrafa dessa safra.

. .

Nenhum comentário: