01 fevereiro 2011

Casa Silva Rosé Syrah-Carmenère 2010 #cbe


Esse é o 52º vinho comentado para a Confraria Brasileira de Enoblogs. A escolha coube aos confrades Cláudio e Rafaela, do excelente Le Vin au Blog, que indicaram um "rosé de qualquer parte do mundo com um valor máximo de R$ 100,00. Preferencialmente o vinho deve ser degustado em um final de tarde de um dia ensolarado do verão". Perfeito!

Aproveitei a viagem ao Chile para comprar por lá o vinho indicado. Na verdade comprei dois vinhos diferentes para escolher a melhor opção, que foi esse Casa Silva, elaborado com as uvas Syrah (60%), Carmenère (35%) e uma pitada de Sauvignon Gris (5%), cultivadas no Vale do Colchagua. Em relação a essa última casta, a vinícola mantém videiras plantadas em 1912 (veja fotos no Facebook). Pela garrafa paguei cerca de R$ 22 no varejo da vinícola.

Na taça uma linda e viva coloração vermelho claro, com muita transparência. Aroma em boa intensidade e bastante frutado, com morangos e cerejas em evidência, além de interessantes notas de frutos tropicais. Na boca tem acidez equilibrada e muita fruta, sendo uma boa opção gastronômica mas também funcionará bem como aperitivo. Retrolfato repetindo abundância de frutos vermelhos mais delicados. Final mediano a longo, com álcool (14,5%) dando certa potência. Um vinho muito bem feito, como todos os elaborados por Mário Geisse nessa premiada vinícola chilena. Agradará bastante ao público feminino que vê um charme especial nos vinhos rosados.

O outro vinho que comprei para degustar juntamente com esse será comentado no próximo dia 3. Até lá!
.
.

Nenhum comentário: