03 fevereiro 2011

Anakena Rosé Cabernet Sauvignon 2009


Comprei esse vinho no varejo da Viña Anakena no dia 15/01. É produzido apenas com a variedade Cabernet Sauvignon cultivada no Vale do Rapel, onde a vinícola tem sua sede. Aliás, uma sede muito bonita e com grande área verde, como será comentado em breve dando continuidade às postagens de minha viagem ao Chile.

No último dia 31 foi degustado juntamente com o outro rosé que comprei, elaborado pela Casa Silva, que foi meu escolhido como “vinho do mês” para a CBE (relembre). Esse CS, apesar de ter sido levemente inferior ao outro, é bem feito e merece ser conhecido.

No processo de elaboração as uvas são maceradas a 10ºC em cubas de aço inox durante 12 horas. Logo após o mosto é separado da casca antes que seja iniciado o processo de fermentação, o que ocorre a 15ºC. Após a fermentação o vinho é estabilizado e resfriado a -1ºC (uma a duas semanas) para evitar a precipitação tartárica na garrafa. Antes de ser engarrafado é filtrado e não tem passagem por madeira.

Na taça apresentou bonita coloração vermelho claro e boa transparência. Nos aromas tem boa intensidade, com frutos silvestres como morangos e cerejas, além de refrescantes notas minerais. Na boca é seco, mas sem agressividade. O álcool a 12,5% lhe deu certa delicadeza. Final mediano, marcado por frutado delicado e mineralidade, que foi confirmada no fundo de taça. Embora seja um vinho simples é agradável, fácil de beber e servirá tanto como aperitivo como para acompanhar pratos leves, pescados e queijos.
.
.

Nenhum comentário: