27 setembro 2010

Porto Burton's Tawny

Continuando minhas postagens a respeito de alguns Porto que comprei a preços acessíveis ($40-60), comento hoje esse Tawny elaborado, segundo o rótulo, pela Caves Messias, tradicional vinícola fundada em 1926, que tem produzido e comercializado vinhos das principais regiões demarcadas de Portugal: Bairrada, Beiras, Dão, Douro, Vinho Verde e Vinho do Porto.
Seus vinhos são bem distribuídos no Brasil, sendo encontrados facilmente em supermercados e casas especializadas. Mas esse Tawny, que pela legislação passa por envelhecimento em madeira, sequer está no sítio da vinícola. Provavelmente é um produto de qualidade inferior para os padrões do consumidor português. Daí, mandam pra nós!

Vinho de coloração vermelho grená, com bordas alaranjadas e muita transparência. No nariz o destaque inicial é para o álcool (19%) que chega primeiro e incomoda um pouco. Frutos secos e uma certa lembrança de tabaco.
Na boca surpreende pelo pouco corpo. Adocicado toma conta e encobre a fruta. Certo desequilíbrio. Final curto, prevalecendo o álcool. No palato uma discreta lembrança de frutos secos e mel, que desaparece rapidamente. Fundo de taça com notas de tabaco.
Não é um vinho ruim mas para o dia-a-dia há outros muito melhores na faixa de preços. Não compraria outro, apesar do preço acessível ($45).
.

Um comentário:

João Barbosa disse...

xiiiii... grande pancada :-) não provei, mas os Vinhos do Porto Tawny sem indicação de idade ou de ano são, a par dos Ruby, são o patamar mais baixo.
.
As Caves Messias também não são um produtor de grande prestígio. :-(
.
abraço,
JB