01 agosto 2010

Casa Valduga Premium Cabernet Franc 2006 #cbe

Esse é o 45º vinho comentado para a Confraria Brasileira de Enoblogs. A escolha desse mês coube ao Jurandir (Blog Eu e o Vinho), que indicou o tema "cabernet franc brasileiro".
Eu tentei encontrar o Aurora Pequenas Partilhas porque tenho curiosidade a respeito dessa linha. Mas não o encontrei por aqui ou nas várias lojas que visitei em São Paulo. Como não queria pagar frete do Sul, acabei desistindo. Entrei em contato com o representante da vinícola em minha região e ele me disse que esses "vinhos mais elaborados tem pouca saída".
Enfim, apesar de ter comentado um Casa Valduga da safra 2005 (relembre), não me restou outra opção senão comprar uma garrafa da safra 2006, cuja distribuição por aqui é muito boa, pagando-se algo em torno dos R$38.
.
Abri o vinho ontem e avaliei a primeira taça de imediato, mas decantei o restante por 30 minutos para verificar se ouve alguma evolução. É que experimentei recentemente o CS da mesma linha e safra e o achei bastante jovem ainda, necessitando de um tempo para se abrir.
Na taça é um vinho rubi com nuances violáceos. Os aromas de início estavam um tanto discretos, com lembrança de frutos mais delicados (framboesa), com fundo de especiarias e madeira. Álcool de leve no nariz (14% de teor). Corpo médio, vinho seco, taninos já amaciando e acidez equilibrada. Gastronômico, com álcool sem incomodar. Final de boa persistência, madeira bem casada e discreto frutado.
Depois da aeração o vinho melhorou sensivelmente. Aromas de especiarias ganharam um pouco mais de destaque. Em boca ficou mais balanceado, ganhando fruta e no retrogosto apareceram notas de café e chocolate.
Gostei bastante do vinho, mas ainda acho que o 2005 era superior. Este está pronto para beber agora ou daqui 1 ano. Ainda tenho 2 garrafas de ambas as safras, que abrirei daqui um tempo para comparar.
.

4 comentários:

MFS disse...

Opa confrade,

Aquele 2005 estava msm muito bom.

Eu acabei provando o Pequenas Partilhas CF 2008. Se tiver a oportunidade, valerá a pena.

Abs.,
Marcus

Alexandre disse...

Olá!

Poisé, infelizmente nem todos os representantes enxergam que, se o vinho que eles vendem realmente for bom, eles acabam tendo publicidade gratuita e de credibilidade.

Mas uns são preguiçosos, e outros às vezes simplesmente não confiam no produto que representam.

Já provei e postei este Valduga Premium da mesma safra, e confesso que não gostei. Achei muito rústico.

A postagem sobre ele tá aqui:
http://etilicasnotas.blogspot.com/2010/06/valduga-premium-varietal-cabernet-franc.html

Um abraço!

ATLAN VITIS disse...

Gil,
e as garrafinhas de 375ml que também provastes por aíh? tinha alguma da Casa Valduga safra 2000 Cab Franc?
saúde!
Atlan Vitis

Administrador disse...

Comprei as garrafas da safra 2000, mas na embalagem tradicional de 750ml.

Comprei um CF, um Merlot e outro Assemblage, todos ainda em perfeitas condições para o consumo.

Li seu post e me diverti muito com a saga...

Saúde!