10 maio 2010

Luiz Argenta Espumante Brut Rosé

Abrimos esse espumante numa noite quente (novidade?) e não tínhamos informação sobre suas uvas ou método de elaboração. Apenas um indicativo de ser um bom produto, pois a Vinícola Luiz Argenta, de Flores da Cunha, é bem cuidadosa com seus produtos. Já comentei aqui um Cabernet Sauvignon e um espumante Moscatel.
Na taça uma coloração mais escura que a maioria dos espumantes rosés, um vermelho com reflexos alaranjados. Perlage com bolhas finas e intensas. Boa formação de espuma e um colar de bolhas que durou um bom tempo.
Nariz intenso, frutos vermelhos, algum floral. Diferente, indicando boa estrutura. Na boca é volumoso, boa cremosidade e acidez equilibrada (refrescante). Retro-olfato combinando fruta e notas da fermentação. Final médio, com nuances de fruta e torrefação. Os 12,7% de álcool dão potência ao espumante, sem ser alcoólico.
Enfim, espumante com vocação gastronômica, muito bem feito!
Quando foi servido meu comentário foi o seguinte: esse espumante leva alguma uva tinta mais potente que não é a Pinot Noir. Mas quando consultei no site fiquei ainda mais surpreso: a vinícola elabora o produto com as variedades Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot, pelo método Charmat longo. Ao contrário do que poderia parecer, não é um espumante "pesado".
.

3 comentários:

Daniel Perches disse...

Gil, conheci a Luiz Argenta lá em Flores, quando fiz o curso de Sommelier. A vinícola é fantástica. Quem for até lá, precisa visitar. Muito bonita mesmo. E os produtos são todos de ótima qualidade. eu recomendo.
Abraços
Daniel

Raul Antunes disse...

Nunca provei espumantes com esta casta, será que aqui no rj devo encontrar alguma garrafa dessa??fiquei com vontade!! abracos

Administrador disse...

Já provei e comentei um Cabernet Sauvignon Reserva 2004 da mesma vinícola. Um vinho de respeito.

Daniel, vou colocar no roteiro da minha próxima viagem ao RS.

Saúde!