23 agosto 2009

Luiz Argenta Reserva Cabernet Sauvignon 2004

A Vinícola Luiz Argenta elabora um dos mais agradáveis espumantes Moscatel do mercado, na minha opinião. E tinha curiosidade de experimentar seus tintos, já que não os encontro na região em que moro.
No dia 29 de julho almoçamos no Di Paolo, na cidade de Garibaldi. Um lugar muito agradável e com vários prêmios dados pela Revista 4 Rodas, inclusive o de "melhor galeto do Brasil". Se é mesmo o melhor não sei, mas estava sensacional!
Pagamos R$ 39 por este Cabernet Sauvignon, com passagem de 6 meses por barricas de carvalho e produção limitada a 16.000 garrafas.
Na taça uma coloração rubi com bordas tendendo ao granada, revelando sua idade. Lágrimas grossas e lentas. Ótimos aromas, com frutas vermelhas maduras e destaque, envolvidas por notas amadeiradas muito elegantes.
Corpo mediano, taninos macios, que marcaram final com leve adstringência. Retrogosto longo, elegante, com madeira se sobrepondo levemente à fruta, mas com elegância e estilo "velho mundo". Vinho prontíssimo para consumo. Sem notas amargas ou agressividade de taninos ou acidez.
Experiência muito boa. Tanto o vinho quanto a comida deram um toque especial em nosso último almoço na Serra Gaúcha.

4 comentários:

Luciano Mendes disse...

Oi.
Conheço o restaurante Casa Di Paolo. É realmente muito bom mesmo. O galeto de lá é fantástico, com uma carta de vinhos muito boa tamnbém.

Susana Falhas disse...

Olá!

Quero dar os parabéns pelo blogue. É uma óptima forma de dar a conhecer o verdadeiro nectar dos deuses.

Venho por este meio fazer um convite :

De 10 a 30 de Setembro irá decorrer uma blogagem colectiva sobre vindimas e vinhos. Convido-o a participar enviando um pequeno texto (com a respectiva identificação do autor e endereço do blogue), com máximo 25 linhas e uma fotografia até dia 8 de Setembro para : aminhaldeia@sapo.pt

Para saber mais, sobre o funcionamento da mesma, queira por favor fazer uma visita ao blogue da Aldeia da minha vida. Ficarei a aguardar por você.

Abraço
Susana Falhas

Anônimo disse...

Este vinho é realmente muito bom. Vale cada centavo! Assim como o galeto do Di Paolo!

MAs, até onde sei, o espumante Moscatel desta vinícola é elaborado por terceiros. Assim como a grande maioria dos espumantes moscatéis disponíveis no mercado, que são elaborados por uma "meia-dúzia" de vinícolas efetivamente produtoras.

Parabéns pelo Blog!

Um abraço

Administrador disse...

Informação interessante esta sobre o Moscatel. Vou perguntar à vinícola e publicar aqui a resposta.

Saúde!