28 março 2010

Valmarino Reserva da Família 2004

Comprei esse vinho em julho de 2009, quando estive pela segunda vez na Vinícola Valmarino. Acho que foi uma das últimas garrafas da safra 2004 ainda à venda no varejo da vinícola, pois já estavam comercializando o vinho de 2005.
Trata-se de um corte de cabernet sauvignon, cabernet franc, merlot e tannat, em percentuais variáveis a cada safra, segundo a avaliação do enólogo. Essa informação seria desnecessária senão houvesse vinícolas brasileiras padronizando os percentuais dos cortes, o que foge à finalidade da assemblage.

O vinho tem passagem por barricas de carvalho e não é filtrado. Produção limitada. Abri a garrafa de nº 1.020.
Na taça uma bonita coloração rubi. Aromas moderados, com fruta muito madura e discretas especiarias, além de uma lembrança de côco queimado. Na boca é leve e macio, demonstrando boa evolução, com taninos doces e acidez equilibrada. Final persistente, prevalecendo fruta muito madura e madeira bem utilizada. Notas de aromas terciários apareceram. Álcool sem incomodar (13% de teor).
Um vinho que reforça minha admiração pela vinícola. Está num bom momento para consumo, demonstrando boa evolução. Harmônico e elegante. Fiquei muito curioso em relação ao vinho de 2005, que certamente comprarei em breve.
.

2 comentários:

Paty disse...

Olá. Eu e meu marido gostamos muito de vinhos e acompanhamos c/ frequencia as suas avaliações. Mas não podia deixar de comentar aqui hoje, afinal um dos sócios da Valmarino, que é médico, é muito amigo do meu marido. Nós gostamos muito deste vinho em especial, Reserva da Família, assim como também gostamos do Cabernet Franc 2005(que foi premiado) e os espumantes Brut e Rosé Brut, que são excelentes. Temos também a safra 2004, acredito que a 2005 poderá ser ainda melhor, tendo em vista que foi uma safra excelente para o Rio Grande do Sul. Sempre que podemos divulgamos esta vinícola, fico feliz que tenha aparecido aqui com tão boa avaliação.
Abraços,
Patrícia

Administrador disse...

Patrícia, obrigado pela visita e comentário.
Já programei o comentário sobre o Cabernet Franc X 2005. Entrará no ar no dia 4 de maio, mas adianto que é um grande vinho. Produto de respeito.

Saúde!