21 fevereiro 2010

Gnarly Head Old Vine Zin 2007

Por motivos variados, mas especialmente por conta do preço, ainda não havia experimentado um vinho norte-americano. Esse veio por encomenda através de uma amiga que foi aos EUA. Custou US$21 e não tem importador no Brasil. Um vinho que me surpreendeu positivamente, porque tudo que havia lido sobre a Zinfandel me levou a esperar um vinho menos elegante, potência pura. Mas esse, apesar dos 14,5% de teor alcoólico, foi uma grata surpresa.
O nome do vinho (Gnarly Head) está relacionado às videiras com idade entre 35 e 80 anos e cultivadas livremente, sem uma linha de condução como acontece nos modernos parreirais. A safra 2007 na região de Lodi, na Califórnia, teve condições ideais, levando a uma boa maturação das uvas, colhidas no final de setembro e início de outubro.
.
O vinho apresentou coloração rubi, com reflexos violáceos, halo aquoso e muitas lágrimas. Muito aromático, com frutado muito maduro, lembrando frutas quase "passadas", especialmente amoras. Um pouco vegetal, talvez eucalipto. Nariz indicando potência alcóolica. Lembrança discreta de passagem por carvalho.
Na boca tem médio corpo, taninos macios e acidez mediana. Retro-olfato repetindo fruta "passada". Madeira novamente discreta. Final curto, mas agradável.
Embora o álcool não tenha incomodado e seja mais elegante que potente, não é um vinho para bebericar sem comida. Pronto para beber. Gastronômico, acompanhou bem uma picanha grelhada.

.

3 comentários:

Johnny disse...

Também só conheço um norte-americano, o Glass Mountain Syrah. Deve custar cerca de R$ 45,00; mas valendo cada centavo. Abraço!

Fernando disse...

Coincidentemente provei meu primeiro Zinfandel neste fds.
Um Delicato Zinfandel 2007. Me surpreendeu positivamente, em relação ao preço de 45 reais. Este seu deve ser melhor, 21 dolares lá chegaria aqui por 4x mais...

Carlos Gonçalves Junior disse...

Parabéns pelo blog. Convido para conhecer o nosso: www.esseeutomei.com.br