15 agosto 2009

Valmarino Tannat 2005

No dia 29 de julho estive novamente na Vinícola Valmarino, no Distrito de Pinto Bandeira, em Bento Gonçalves. Fomos muito bem atendidos, como sempre. Meu propósito era comprar o Cabernet Franc X, mas acabei degustando vários tintos. Embora a temperatura ambiente fosse bem baixa (inferior a 10ºC) e os vinhos estivessem gelados, fiquei surpreso com o resultado geral. Todos os tintos estavam interessantes, mesmo os mais baratos. Este Tannat me custou $18. Comprei a garrafa nº 0904. Uma relação qualidade x preço muito boa, pois é um vinho surpreendente para a faixa de preços. Compraria uma caixa, se coubesse no porta-malas do carro.
Uma bonita coloração rubi, manchando as paredes da taça. Lacrimoso (14%). No exame olfativo, ainda sem agitar a taça, aromas terrosos e vegetais, abrindo-se posteriormente para ótima fruta madura, notas florais e leve tostado de uma madeira bem dosada.
Corpo mediano. Taninos presentes, como é natural em vinhos desta uva, mas sem exageros. Diria que está macio para um Tannat. Acidez equilibrada e álcool sem aparecer, apesar do alto teor.
Final marcante, de média intensidade. Fruta e madeira se entendendo bem. Boca levemente seca. Um pouco de amargor apareceu para incomodar, mas de resto o vinho está equilibrado.
Vinho que está em ótima forma e com preço muito bom. Apresentou muitos resíduos (como pode ser visto na foto) e cristais de tártaro. Melhor deixar a garrafa na vertical para servi-lo após um tempo. A decantação nesse caso deve ser feita pelo motivo clássico e não para "arejar" o vinho, que não precisa disso. Está pronto para beber.





Busquei mais informações sobre o vinho e obtive resposta do enólogo Marco Antônio Salton: "O Tannat Valmarino 2005 provém de uvas selecionadas de nossos vinhedos com mudas importadas do Uruguai, que na excelente safra 2005 permitiu a obtenção de um vinho com 14% de álcool natural. Este vinho 100% varietal não foi filtrado e envelheceu cerca de 30% em barricas de carvalho americanas e francesas novas por um período de 5 meses. Foi engarrafado em Junho de 2006 num lote de 4.000 garrafas todas numeradas e armazenado em nossa adega em pedra basalto. Sua comercialização iniciou em Novembro de 2007".
Agradeço de público a gentileza da resposta!

6 comentários:

Daniel Perches disse...

Olá
Também sou fã da Valmarino e principalmente do Cabernet Franc X (já postado inclusive no meu blog). O representante de São Paulo está com um preço especial nesse vinho. Se quiser falar com ele, o celular é (11) 9911-2930.
Abs

Daniel Perches

Zorak disse...

Desculpe minha ignorância no assunto, mas onde você consegue ver o número da garrafa e o número de garrafas produzidas em cada lote?

Sempre fico igual a um trouxa procurando essas informações nas garrafas e nunca acho...

Administrador disse...

Prezado Carlos,

o número da garrafa normalmente vem no contra-rótulo. Quanto ao número de garrafas produzidas, pode vir na mesma etiqueta ou podemos conseguir a informação no site da vinícola.
No caso deste Valmarino, o enólogo foi que me informou o número de garrafas produzidas, num e-mail que me enviou em resposta a algumas perguntas que fiz.

Obrigado pela visita e comentário.

Saúde!

VPT
15/08/09

Anônimo disse...

oba! valeu pela dica, vou comprar. Vi esse vinho na Canta Maria por um bom preço aqui em Bento.
Natália

Evandro disse...

Tbém sou fã da Valmarino e do Cabernet Franc X 2005 (vinho que escolhi para celebrar o último Natal em minha casa). No último fim de semana em visita à vinícola aproveitei a tua sugestão e comprei algumas garrafas do Tannat 2005 e tbém o Reserva da Família 2005 (ainda sem rótulo e que promete ser um dos melhores vinhos já produzidos por eles (santa safra de 2005). P.S. Qdo vieres ao sul, podemos conversar para passarmos informações úteis um ao outro. Já conheces o Vilmar Bettú? Saudações e parabéns pelo blog. Evandro.

Administrador disse...

Hoje é dia 12/09. Depois do comentário, bebi esse vinho em três ocasiões diferentes. Comportou-se bem em todas. Confirmo o comentário.

Saúde!