27 julho 2009

Casa Silva Colección Cabernet Sauvignon 2007

Já declarei minha admiração pelos vinhos da Casa Silva, elaborados pelo competente Mário Geisse. Essa linha Colección é bastante segura, especialmente o Carmenère já comentado, que considero o melhor da linha (relembre). Seus vinhos tem uma particularidade interessante que é a passagem parcial por madeira, permitindo que as características das uvas se expressem de forma mais franca. Este Cabernet Sauvignon tem passagem de apenas 25% do líquido por barricas francesas, por um período de 6 meses.
Na taça apresentou coloração púrpura com reflexos violáceos e lágrimas lentas, demonstrando certa untuosidade. Boa intensidade aromática, marcada por frutos vermelhos, leve mentolado e madeira escondida. Floral em segundo plano e notas de especiarias, especialmente em temperatura um pouco mais alta.
Corpo mediano, com taninos redondos e macios. Acidez moderada e retro-olfato marcado por muita fruta. Final com leve aspereza dos taninos, permanecendo na boca um logo e gostoso frutado, envolvido por madeira bem integrada. Delicado floral apareceu também.
Vinho com certa complexidade, fácil e elegante. Muito equilíbrio entre taninos, acidez e álcool (14% que não incomodou em nenhum momento). Chegou a ficar "doce" ao acompanhar uma despretensiosa rodada de queijo Brie que estava passando por ali. Está meio degrau abaixo do Carmenère da mesma linha.




Nenhum comentário: