26 fevereiro 2009

Casa Silva Colección Carmenère 2006

Este interessante vinho é produzido pela Viña Casa Silva, uma empresa familiar, cuja história começa em 1892, quando Emílio Bouchon chega ao Chile vindo de Bourdeaux. Seu diretor técnico é o enólogo Mario Geisse, que fundou em 1979 a Cave de Amadeu, que elabora excepcionais espumantes em Pinto Bandeira, distrito de Bento Gonçalves.
Foi um presente que ganhei de minha esposa em março do ano passado e custou (segundo ela) R$29. Uma excelente relação custo x benefício, sem dúvida.
Este Carmenère se distingue de outros nesta faixa de preços pela harmonia entre taninos, acidez e álcool. Não é tão encorpado como a maioria, apresentando-se mais elegante, com madeira muito bem dosada pelo enólogo (20% do vinho passa 6 meses em carvalho).
Na taça, um rubi intenso, escuro e brilhante, manchando as paredes. Aromas medianos, mas marcantes, com evidente lembrança de frutos vermelhos maduros e ervas (em proporções semelhantes). Madeira muito discreta.
Leve, tem taninos doces e acidez discreta, com retro-olfato levemente amadeirado e muita fruta. Final longo, com fruta e madeira se entendendo bem. Amargor discretíssimo.
Vale o que custa. Evoluiu depois de aberto e melhorou com comida. Álcool não apareceu em nenhuma etapa da degustação (13,5% de teor).

2 comentários:

Anônimo disse...

ainda não experimentei desse vinho, mas ja tomei o Los lingues q é exceelnte tb, com certeza uma otima vinicola

Aldo disse...

Com certeza, esse Casa Silva, apesar de ser o mais "básico" da linha, é maravilhoso, um dos melhores relação custo x benefício que conheço... este final de semana vou experimentar o Reserva para ver se vale a pena pagar R$ 10,00 a mais por ele. Um abraço e parabéns pelos comentários!!