15 junho 2009

Prinz Von Hessen Riesling Kabinett Trocken 2006

De vez em quando recebo mensagens de leitores do blog pedindo comentários sobre vinhos da Alemanha. Mas é difícil encontrar vinhos alemães decentes na faixa de preços deste blog e, confesso, me falta coragem para comprar alguns que vejo por aí. Na minha região reinam absolutos os rótulos Black Tower, que não me atraem.
Mas um casal de amigos foi para a Alemanha recentemente e nos presenteou com este riesling, elaborado pela adega (weingut)
Prinz Von Hessen, fundada em 1950. Um vinho que se mostrou extremamente delicado e sedutor. É um qualitätswein mit pradikät, a mais alta classificação de vinhos alemães. São vinhos de qualidade com atributos especiais (ou predicados). É um trocken (vinho seco), produzido na região de Rheingau (considerada a mais nobre região vinícola alemã) e classificado como kabinett (vinho leve, elaborado com uvas maduras, mas são os menos doces dentre os QMP).
Na taça é amarelo-esverdeado, límpido e cristalino. Apresenta bons aromas, lembrando claramente frutos cítricos (lima e limão) e notas adocicadas, lembrando frutos brancos mais maduros e um pouco de mel.

Em boca é redondo, macio e muito delicado. Sem agressividade e com baixa acidez. Retrogosto de boa persistência, marcado por citricidade e leves toques minerais. Álcool bem dosado (12,5% de teor).
Vinho muito correto, delicado e elegante. Melhor em boca, com notas adocicadas interessantes. Experiência muito agradável. Aparentou não ter passagem por madeira.
Não me perguntem o preço, até porque presentes assim não têm preço.

7 comentários:

Anônimo disse...

Onde posso encontrar esse vinho.
Grato

Administrador disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Administrador disse...

Meu caro, não sei se importam esse vinho no Brasil. Acho que não.

Saúde!

David Majerowicz disse...

Novamente parabéns pelo excelente blog... Com relação aos vinhos alemães, volto a sugerir o Black Tower Dornfelder/Pinot Noir 2006... Comprei no Rio de Janeiro por R$ 30,00. Não sei avaliar vinhos, então os classificos com ruim, bom ou mais ou menos, e esse era bem gostoso.

Abraços

Anônimo disse...

Tenho pesquisado um pouco sobre vinhos e me interessado cada vez mais sobre o assunto.
Tenho uma dúvida e não encotrei muita informação para a mesma.
Qual é o próposito de se tomar água junto com o vinho?
Há algum tipo de água em especial ou algo em que ela possa agregar ao vinho?

Cristiano Orlandi disse...

VPT,

Estes brancos alemães são tão fantásticos. Pena serem tão caros no nosso Brasil...

Forte Abraço!

Cristiano
www.vivendovinhos.blogspot.com

Anônimo disse...

É difícil encontrar posts interessantes sobre vinhos alemães.
Parabéns pela iniciativa...
E que venham mais...
Abraços,
RosÂngela