20 março 2009

Terranova Blanc de Blancs Brut 2008

Escrevo o post no momento em que degusto este espumante produzido pela Miolo no Vale do São Francisco, um interessante corte de Chenin Blanc, Sauvignon Blanc e Verdejo, pouco usual nos produtos brasileiros. Utiliza o método charmat e é um típico espumante para aperitivo, pelo qual paguei R$22,90. Na taça tem coloração palha bem clara, com leves reflexos esverdeados. Apresentou perlàge fina, mas de intensidade mediana. Formou espuma rápida. Nos aromas é discreto, com lembrança cítrica e nuances minerais, indicando refrescência.
Na boca mostrou-se refrescante como esperado, com acidez marcante e retro-olfato agradável (cítrico), embora pouco intenso. Leves notas de fermentação, que melhoram quando a temperatura está correta. Final mediano e um pouco "verde" em razão das uvas utilizadas no vinho-base (todas brancas, daí ser um blanc de blancs).
Particularmente, prefiro os espumantes produzidos pelo método tradicional (champenoise), que dá aromas mais complexos. Mas este tem refrescância que compensa os aromas discretos e tem boa relação custo x benefício, embora haja espumantes melhores no mercado brasileiro a preços parecidos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não é um grande espumante mesmo, mas consegue agradar. Parabéns pelo blog.

Pedro Eustáquio Rocha

Felix disse...

Oi.

Estou procurando um espumante pro meu casamento. Você poderia listar alguns melhores do que esse, nessa mesma faixa de preço?

Obrigado!