19 janeiro 2009

Cecchi Chianti DOCG 2006

A família Cecchi produz vinhos desde 1893 e conta atuamente com cerca de 300 hectares de vinhedos, distribuídos em quatro regiões produtoras: Chianti Classico, San Gimignano, Maremma Toscana e Umbria.
Este chianti me custou $40 numa promoção. Leva em sua composição 90% da uva Sangiovese e os outros 10% são divididos entre as locais Canaiolo e Colorino. Um vinho com estilo "velho mundo", mais elegante do que potente e que está pronto para beber.
Na taça, coloração vermelho rubi, com as bordas levemente violáceas. Muitas lágrimas, grossas e rápidas. Nos aromas, boa fruta vermelha madura, com algo vegetal também presente e leve lembrança de tabaco.
Na boca é leve, com taninos finos, marcando levemente o palato. Acidez em destaque e álcool em equilíbrio (12,5% de teor). Final longo, frutado e nuances tostadas (não por causa de madeira, mas por uma característica da Sangiovese). Lembrança tânica moderada. Um pouco de terra úmida também apareceu.
Vinho equilibrado, com personalidade. Seco, sem ser duro. É mais delicado do que potente. Ótimo para quem gosta deste estilo de vinho ou para quem quer conhecer. Porém a boa relação qualidade x preço está no limite.

3 comentários:

Claudia Merquior disse...

Olá!

Tomei este vinho ontem, com bruschettas e um espaguete ao pesto. Funcionou muito bem no meu "jantar italiano". Adorei o vinho e acho que tem boa relação custo benefício - principlamente em se tratando de um fermentado do Velho Mundo. Também recomendo!

Abs.

Anônimo disse...

Achei este vinho de boa qualidade, mas depois que degustei um belíssimo Chianti Riserva Docg, 2005 do produtor I Mori, recém chegado no Brasil, através de uma nova importadora italiana, no restaurante Vícolo Nostro, não quero nenhum outro. Voltarei ao restaurante para degustar o Super-Toscano do mesmo produtor!!

Experimentem e apreciem!!!

Leonardo.

Anônimo disse...

Bebi um 2010. Paguei R$65.
É um bom vinho, mas não sei se vale isso.

Eduardo Arm. - Santo André-SP.