01 junho 2008

Porto Comenda White

O 16º vinho do mês foi escolhido pelos amigos do Gourmandise, que integram agora a “Confraria Brasileira de Enoblogs”. Particularmente, é um desafio este comentário, porque minha experiência com vinho do porto é muito limitada. Recorri ao site da empresa e ao amigo João Barbosa para maiores informações, sem muito sucesso. Parece que a marca, segundo João, é apenas para exportação, mas o setor de exportações da vinícola Manoel D. Poças Júnior não me respondeu.
A empresa, localizada em Vila Nova de Gaia, foi fundada em 1918 e hoje é comandada pelos netos do fundador. Produz várias marcas de vinho do porto: Pousada, Porto Seguro e Poças, todas bastante conhecidas no Brasil. A marca Comenda é importada exclusivamente pela Cia. Brasileira de Distribuição, do Grupo Pão de Açúcar. Comprei a garrafa por R$ 34,90, no Extra.
Não encontrei as castas com que é produzido o vinho, mas os outros white da empresa são feitos a partir de um corte de Malvasia Fina, Códega, Rabigato e Viosinho. Por analogia, talvez o nosso vinho também possua este corte. Se não for, que me a empresa me mande alguma notícia, ora bolas!

...
No copo, uma coloração dourada, com reflexos alaranjados. Transparente. Aromas "adocicados", flores brancas e mel. Álcool presente no nariz (19%), mas sem comprometer, já que tratamos de um vinho com adição de aguardente vínica. Na boca, um vinho untuoso, doce e potente. Boa acidez, com algumas "agulhas". Retro-olfato lembrando o floral e novamente o mel. Final longo. Vinho que vai bem como aperitivo ou sobremesa.
Considerando minhas limitações, posso dizer que é um vinho bom, mas sem complexidade. Os aromas lembrando a mel são um pouco exagerados. Deixam o vinho um pouco chato, mas é adequado para quem deseja ter um vinho do porto em casa, sem gastar muito.

Um comentário:

Gabriel Aleixo disse...

Olá!
Demorei mas postei. O Porto entrou hoje no meu blog.
Gostei muito do seu comentário, tivemos uma visão parecida em diversos aspectos.
Abraço!
Gabriel