04 maio 2008

Sottano Reserva Malbec 2005

Este foi o segundo vinho da noite, trazido por um amigo. É produzido pela Bodega Sottano, sediada no distrito de Perdriel, em Mendoza. Sua origem remonta ao ano de 1890, quando Don Fioravantti Sottano, vindo do Vêneto (Itália), se instalou em Mendoza e começou a produzir vinhos. O negócio permanece familiar até hoje.
A vinícola tem capacidade para produzir 500.000 litros/ano, a partir das variedades malbec e cabernet sauvignon. É uma "vinícola de boutique", termo utilizado para designar os produtores de pequenas quantidades.
.......
No copo, coloração púrpura, bem escuro e pouco transparente. Boa formação de lágrimas (14,5%). Bastante aromático, com frutos vermelhos bem maduros e madeira presente, mas muito discreta e elegante. No copo, redondo e macio. Taninos dóceis, com acidez moderada e álcool sem incomodar. Final frutado, de média persistência, deixando marcas do frutado e da madeira.
Todos consideramos o vinho mais fácil dos três degustados, que agradará ao primeiro gole, mas que não acompanhará pratos mais fortes. Ideal para beber sem compromisso. Pronto para beber. Por ser um "reserva" da vinícola, ter sido bem cuidado ao passar 12 meses em barrica de carvalho, poderia ter mais estrutura (taninos+acidez). Mas é um vinho muito bom, cuja produção foi de 4.987 garrafas.

Nenhum comentário: