04 maio 2008

Breve explicação!

Os textos aqui publicados são fruto da minha individualidade. São breves anotações que faço numa caderneta e transcrevo para o blog, com algumas outras informações sobre a vinícola, detalhes da produção etc. Isso não significa que bebo vinhos desacompanhado. Ao contrário, NUNCA bebo sozinho! Sempre estou acompanhado de pessoas queridas: minha esposa, minha mãe e muitos amigos.
Mas os comentários, como já disse em outras ocasiões, são coisas minhas, porque não é bom "obrigar" alguém a analisar um vinho, emitir opiniões, ter uma conversa "séria" sobre o assunto, caso não queira.
Ontem, no entanto, alguns amigos vieram em casa. Fizemos uma sugestão: tragam um malbec e degustaremos os vinhos às cegas. Minha esposa encarregou-se de receber os vinhos, colocar as garrafas num cilindro de papel pardo, numerá-las e servir a todos, sem mostrar sequer a garrafa. Assim, só ela sabia quais eram os vinhos.
A idéia não era compará-los e dizer qual era o melhor, embora isso tenha sido inevitável. É que neste blog, tenho buscado avaliar o vinho no que ele tem de melhor ou pior. A comparação com um ou outro pode não ser justa ou apropriada.
O resultado foi que os vinhos agradaram, embora tenham características diferentes e possam se adaptar melhor a ocasiões também diferentes.
Seguem abaixo os vinhos degustados, na ordem em que foram servidos.

3 comentários:

Colheita de Vinhos disse...

Olá Vinho para Todos,

É muito legal a degustação às cegas, de vez em quando minha esposa prepara e serve o vinho para mim ser revelar qual é. O que eu sei que é um dos vinhos da "minha adega?", que pode ser qualquer um dos mais baratos ou dos mais caros ... realmente é muito legal ... você não saber, e não ser influenciado por um rótulo ... E a degustação realmente fica mais empolgante.

Grande abraço,

Guilherme

Anônimo disse...

Ainda não tive a coragem de fazer isto, porém acho que a ideia é otima, vou tentar e ver se consigo descobrir, a uva, o vinho e dar a opinião sobre o prazer que o vinho me proporcionou
Obrigado pela ideia.

João Barbosa disse...

os meus amigos fartam-se de me chatear para eu fazer isto. Mas eu quero é que alguém faça, que não seja eu a tomar conta da ocorrência. enfim... um dia destes...

abraço

PS: aquilo não está esquecido