09 abril 2008

Herdade Paço do Conde Tinto 2004

A Sociedade Agrícola Paço do Conde é uma das mais antigas empresas agrícolas de Portugal, sendo fundada em 1928. Na década de 1990, começou o plantio de 96 hectares de vinhedos, em substituição ao cultivo de cereais, culminando com a fundação da Sociedade Agrícola Encosta do Guadiana (2002), que produz vinhos na zona de Baleizão, no Alentejo.
Comprei as duas últimas garrafas do Valentina Bistrô, pagando R$20. Não conhecia o vinho e foi uma aposta muito boa. Depois de experimentar a primeira garrafa (a outra está guardada), encontrei informações sobre as premiações do vinho. Parece que as menções são merecidas, especialmente considerando a ótima relação qualidade x preço.

O vinho é um corte baseado nas castas aragonêz (40%) e trincadeira (40%). Por ser um vinho Regional Alentejano, a legislação permite o uso de uvas estrangeiras. Nesse caso, mais 10% de cabernet sauvignon, completados com outros 10% de alicante bouschet.
No copo, um vinho púrpura, com bordas tendendo ao vermelho-alaranjado (cor de telha), formando muitas lágrimas (13,5% de álcool). Aromas intensos a frutos vermelhos maduros, chocolate e algum vegetal lembrando resina. Madeira quase imperceptível (3 meses em barricas de carvalho francês e americano, segundo o produtor).
Corpo mediano, com taninos macios. Vinho redondo, amplo na boca, com acidez marcante e boa estrutura. Equilibrado. Pronto pra beber. Palato marcado por muita fruta.
Final de ótima persistência, com frutado marcante e madeira discretíssima. Álcool sem exageros, apesar dos 13,5%. No fundo do copo, apareceram notas tostadas. Vinho de boa complexidade para a faixa de preço.
Abriu-se com o passar do tempo, indicando que uma aeração lhe cairá bem. Melhorou muito com comida, ficou mais "doce". Vinho moderno, que agradará mesmo aos paladares acostumados aos vinhos novo-mundistas. Está no auge, penso eu. Foi o melhor "regional alentejano" que comentei neste blog.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá...muito legal teu blog. gosto de vinho, apesar de não conhecer...vou por indicações de amigos, e aqui encontrei mais uma fonte. abraço.

El Torero

Anônimo disse...

Vc pode encontrar este vinho e outros ainda melhores na importadora Lusitana de Vinhos e Azeites (www.lusitanadevinhos.com.br) ou pelo telefone 11 4508 8880. Vale a pena conferir o catálogo. Aproveitando, quer comemorar o Dia das Mulheres? A importadora relaiza com harmonização com rótulos de produtoras portuguesas nas noites de 10 e 11 de março no restaurante A Casota (menu fechado R$130,00). Entra no site e confira o catálogo e cardápio para as noites. Forte Abço.

Anônimo disse...

Acabei de tomar uma garrafa.
Simplesmente, maravilhoso.
Recomendo a todos.

Eduardo Augusto
RI da Grande Conchas-SP

Anônimo disse...

Acabei de tomar uma garrafa desse vinho.
Simplesmente, maravilhoso.
Recomendo a todos.

Um abraço.

Eduardo Augusto
RI da Grande Conchas-SP