31 janeiro 2008

Casillero del Diablo Cabernet Sauvignon 2005

Não é novidade que os vinhos desta linha normalmente são muito bons. Mas queria ver como estaria este cabernet sauvignon depois de um ano guardado em minha pequena "adega". Sim, um ano de repouso no escuro, em silêncio, esperando por este momento. Desde que comprei esta garrafa no Carrefour por R$31, em dezembro de 2006, bebi outros vinhos da mesma linha, safra e uva, mas este foi o melhor de todos. Um vinho excelente, redondo e no auge. Na mesma noite abrimos um carmenère 2006, que não estava tão em forma.
Segundo a vinícola Concha y Toro, 70% do vinho estagiam em barricas de carvalho americano e os outros 30% em tanques de aço inoxidável, durante oito meses.
No copo, uma intensa explosão de aromas. Frutos escuros, pimenta, chocolate e leve tostado, lembrando a passagem por madeira. Boa complexidade aromática. Coloração púrpura, com muitas lágrimas, finas e lentas. Corpo mediano, com taninos redondos, acidez marcante e álcool sem incomodar, apesar dos 13,5% de teor. Retrogosto elegante, com lembrança de todos os aromas iniciais. Final muito persistente, marcado pelo frutado, com notas lembrando cacau.
Madeira bem presente (característica dos Casillero) mas sem estragar o vinho. Deve-se ter cuidado com a temperatura de serviço. Entre 17-18ºC seu potencial é melhor destacado.
Valeu a experiência de deixar o vinho "repousar" por um ano, embora a tentação de abri-lo tenha sido quase insuportável.

12 comentários:

Anônimo disse...

Caro VPT,
Sua nota e descrição para o Casillero Cab Sauv 2005 foi excelente. De fato, traduz o grande vinho dessa safra 2005 que foi a melhor Safra do Chile e de Bordeaux desses últimos anos...
Abs
Marcelo

Anônimo disse...

Olá, Casillero Del Biablo não tem erro, e eu também gostei mais do CS do que do Carmenere. Muitissimo bom, abçs...

espressa-mente! disse...

uma curiosidade boba: o importador oficial da concha Y toro no brasil sao muito religiosos e assim, nao comercializaçao a linha casillero del diablo, que é feita por importador diferente!!!

Colheita de Vinhos disse...

Eu tenho uma safra 2006 guardada em minha (adega?).

Abraços,

Guilherme

Anônimo disse...

Amigo, gostaria de saber se posso confir na nota de sua avaliação para todos os caselleros del diablo (tintos e brancos), ou somente pra este comentado no blog?

Abraços,

Emilio.

Administrador disse...

Caro Emílio, cada vinho, cada uva e safra têm suas características. No geral, os Casillero são bons vinhos e não nos arrependemos. São uma ótima relação custo x benefício.
Mas o comentário que deixei refere-se ao CABERNET SAUVIGNON 2005, que ficou guardado um ano em casa. Quero dizer que suas características são diferentes dos 2006, bem como de outros 2005 que estejam mal armazenados em algum supermercado da vida.
Digamos que meu comentário seja apenas uma referência, que pode ser confirmada ou não, pelo SEU GOSTO PESSOAL. Experimente outros Casillero e escreva para o blog.
Grande abraço e obrigado pela visita e comentários.
VPT

Anônimo disse...

Oi, gosto muito de ler seu blog porque fala de vinhos que vejo nas prateleiras dos supermercados aqui em Vitória. Leio sempre e quase sempre concordo com seus comentários. Parabéns pelo trabalho.

Giselle.

Quindim disse...

Gosto dos vinhos chilenos, especialmente os CS, outro vinho que eu gosto muito da Concha y toro, é o trio, um vinho moderno e bem elaborado na faixa de 39 reais.
[],s
Rafael

Anônimo disse...

Existe muita retórica em torno do vinho, toda ela dirigida à valorização do produto, independentemente das marcas. Os aromas que se associam aos vinhos ocorrem por auto-sugestão. Na verdade o aroma de um bom vinho é, simplesmente, o aroma de um bom vinho - adoro saborear um bom vinho. Mas o que é um bom vinho? Eu distingo bebendo-os. Quanto mais se os bebemos, mais apuramos o paladar. E tem mais: dependendo do dia, um bom vinho pode nos parecer diferente, e não descer tão bem. Entretanto, um mau vinho, sempre descerá, aliás, nunca descerá pois não passará do primeiro gole.

Anônimo disse...

o melhor vinho pra mim é o CANÇÃO, sem comparação e quando a gente faz sagu meu deus, fica otimo confiram!! abraço

Administrador disse...

Caro Anônimo, como dizem por aí, "o melhor vinho é o que você gosta". Mas sugiro que experimente outros também. A vida em torno de um único vinho é muito triste.

Obrigado pela visita e comentário.

Saúde!!!

Unknown disse...

Prezado amigo, eu nunca tomei o vinho Casillero e hoje comprei um malbec para provar. Dos chilenos eu só havia tomado o Santa Helena e o Emiliana.
Perguntas: O que voce me diz destes dois que eu citei acima?
O Casilero del diablo é melhor?

Grande abraço. Sidnei.