28 agosto 2006

Aurora 75 (2002)

Este é um vinho comemorativo dos 75 anos da Vinícola Aurora, feito no Vale dos Vinhedos com uvas da excelente safra de 2002. Um corte de merlot, cabernet franc e cabernet sauvignon, típico da região francesa de Bordeaux, que me custou R$ 28,00. Enfim, um vinho que esperava ser excepcional, o melhor nacional que já degustei. Porém, se mostrou um vinho muito bom, mas não excepcional como imaginei.
No exame visual, é um vinho de coloração jovem, mas que demonstra certa evolução na garrafa, formando lindas lágrimas no copo.
No nariz, madeira no primeiro momento, mas um aroma frutado intenso quando o vinho respira um pouco. Na boca, tem corpo médio e notas herbáceas, com acidez equilibrada e harmonia entre madeira, fruta e álcool. Seu final é agradável e persistente, sem prevalência do álcool (13%).
O ponto negativo, na minha opinião (que não deve demovê-los da idéia de degustá-lo) é que este vinho é melhor de nariz do que boca, isto é, as sensações olfativas são bem mais tentadoras do que o retrogosto. Pareceu-me haver um certo predomínio da uva merlot neste vinho, camuflando as demais. De resto, um vinho muito bom.
Degustado em 14 de agosto de 2006.

2 comentários:

Anônimo disse...

A Vinícola Aurora tem me decepcionado nos últimos tempos. Estamos em novembro e já lançou varietais da safra 2006, sem nenhum amadurecimento, sem nenhuma elegância, por consequência. Também esperava mais deste 75, que se mostrou bem comum. Parabéns pelo blog. Continue brindando seus leitores com bons vinhos (e baratos, de preferência).

Rogéria, de Piracicaba-SP

Anônimo disse...

this wine was fantastic. bought in may 2010. awesome. now i can't find anywhere. if you know where some is, email mwesson1175@yahoo.com with "aurora 75" in the subject line. obrigado! vinho fino brasileiro!