06 julho 2006

Salton Prosecco Brut 2004

Os especialistas afirmam que os melhores vinhos produzidos no Brasil são os espumantes. Alguns arriscam a dizer que produzimos o segundo melhor espumante do mundo, atrás apenas dos franceses da região de Champagne. Isso se deve especialmente em razão do clima da região sul.
Este espumante, produzido com a varietal prosecco, muito comum na região do Veneto (Itália), é um belo exemplar da qualidade que se tem propagado. Tem perfume agradável, lembrando flores e frutas (especialmente pêssego) e sabor delicado. É leve e não agride o paladar, especialmente das mulheres, que têm nos espumantes os seus vinhos preferidos. Possui final persistente e não há prevalência do álcool (11,5%). Também não possui um certo "sabor metálico", típico de alguns espumantes.
Quando desgustei pela primeira vez esse vinho, em 13 de junho de 2006, anotei em minha caderneta: "sem comentários". Uma excelente compra: R$ 19,90.
Não arrisque comprar um prosecco italiano por esse preço. Certamente a qualidade será inferior a este vinho produzido pela
Vinícola Salton, em Bento Gonçalves-RS, no Vale dos Vinhedos. Compre logo uma caixa, garanto que não se arrependerá.

Nenhum comentário: