01 fevereiro 2024

Novidade :: Larentis Viognier Gran Reserva 2022



País: Brasil
Região: Vale dos Vinhedos
Produtor: Larentis
Uvas: Viognier
Maturação: 25% do vinho por 12 meses em barricas de carvalho americano
Álcool: 13,7%

O terceiro vinho branco que provamos na visita à Larentis, no fim de janeiro, foi este 100% Viognier que não conhecia. As uvas também vieram do vinhedo Arcangelo, parcela de terra onde a família plantou uvas no final da década de 1970. 

O rótulo do vinho é uma homenagem ao extinto Ursus Arctos Californicus, animal que simboliza o estado da Califórnia, onde o enólogo da família, André Larentis, realizou estágio e conheceu a variedade Viognier.

Fiquei curioso, porque essa uva é uma das brancas que me chamam atenção e não perco oportunidade de prová-la. O resultado foi bem interessante neste dia, tanto que trouxe uma garrafa para experimentar depois com mais calma.   

Na taça o vinho tem uma coloração amarelo palha. Aromas em ótima intensidade, lembrando frutas brancas maduras e toques florais. A passagem pelas barricas, mesmo que somente 1/4 do vinho, deu uma boa complexidade, lembrando coco e baunilha.

Na boca é um vinho redondo, de médio corpo, certa cremosidade e muito equilíbrio. Os 13,7% de álcool dão uma boa sensação de potência, com final persistente.

Vinho bem versátil na harmonização com vários pratos, como uma tábua de queijos e embutidos, empanadas, bruschettas, pizzas e culinária oriental.  

Sobre a visita e as novidades da vinícola: https://x.gd/zFw48.


Detalhes da compra:

O vinho é vendido na loja virtual da vinícola por R$ 137, mas aqui em Minas Gerais deve chegar à casa dos R$ 150 em razão dos tributos. 

Saúde a todos!



Nenhum comentário: