30 janeiro 2024

Franqueza na taça :: Larentis Flos Reserva 2023


País: Brasil
Região: Vale dos Vinhedos
Produtor: Larentis
Uvas: Chardonnay e Viognier
Maturação: apenas em tanques de inox
Álcool: 13,8%

No fim de janeiro estivemos na Larentis para uma visita depois de alguns anos e, como em muitos empreendimentos na região, o lugar está mudado, e para muito melhor. André, o jovem enólogo da família, e sua mãe, nos receberam com a atenção de sempre e ficamos muito felizes com as novidades da vinícola, que agora conta com uma área muito boa para receber os turistas e também eventos. Muito bom ver esse crescimento de quem trabalha com amor e honestidade! 

Degustamos três brancos e dois tintos. O primeiro foi esse corte muito interessante de Chardonnay (65%) e Viognier (35%), sem passagem por madeira, mas muito interessante porque as boas características das variedades podem ser experimentadas com muita clareza. 

Na taça um amarelo palha, bem límpido e brilhante. Aromas de frutos brancos, notas florais, dando a ideia de refrescância e da riqueza de sensações bem claras das variedades, já que não tem madeira. 

Na boca é elegante, muito equilibrado, certa untuosidade e uma acidez bem presente, deixando o vinho pronto para algum prato mais leve, como peixe assado, uma massa com camarões. Fiquei pensando em um carbonara, que mesmo com o peso característica poderia ir bem, já que o vinho limparia a boca a cada gole. Final de boa persistência, super agradável.   

Sobre a visita e as novidades da vinícola: https://x.gd/zFw48.


Detalhes da compra:

O vinho é vendido na loja virtual da vinícola por R$ 79, mas aqui em Minas Gerais deve chegar à casa dos R$ 90 em razão dos tributos. Mesmo assim vale a pena. 

Saúde a todos!




Nenhum comentário: