O que mais gosto em vinhos brancos italianos é sua elegância. Claro que nem todos são assim, mas a maioria dos vinhos que já provei são mais delicados, menos intensos e mais elegantes que os exemplares do Novo Mundo. Além disso, são vinhos normalmente feitos para a mesa.
Esse vinho de hoje vem do Vêneto, de uma sub-região chamada Lugana, uma Denominazione di Origine Controllata. A uva utilizada é a Trebbiano de Lugana. Não tem passagem por madeira, mas permanece
cerca de 6 meses em contato com as borras da fermentação e mais 2 meses
na vinícola após o engarrafamento, para uma estabilização do vinho.
O produtor é a Azienda Agricola Monte del Frá, cuja sede está a aproximadamente 15 km de Verona, onde em 1958 teve início a história da vinícola que atualmente possui cerca de 140 hectares de vinhedos. Elabora vinhos tintos, brancos, espumantes, vinhos doces, azeite e grappa.
Na taça a cor é amarelo palha, com reflexos esverdeados, embora a foto do iPhone possa transmitir uma impressão diferente.
Os aromas não explodem no nariz, mas são elegantes e delicados, com lembrança floral, algo lembrando amêndoas e fundo de especiarias. Em boca tem boa acidez, repetindo as sensações olfativas, corpo mediano e final de boa persistência.
Mesmo não tendo passado por madeira é um vinho de boa complexidade, aliando as características da uva com o tempo de permanência em contato com as borras da fermentação (sur lie). Tem 13,5% de álcool, o que lhe dá potência sem desequilíbrio.
Bom como aperitivo, mas é ainda melhor quando harmonizado com pescados, paella e outros pratos à base de frutos do mar.
Detalhes da compra:
Detalhes da compra:
Esse vinho é importado pela Domno, sediada em Garibaldi (RS) e pode ser encontrado em lojas virtuais na faixa dos R$70-80.
Saúde a todos!

Nenhum comentário:
Postar um comentário