Gostamos de experimentar espumantes franceses fora da Champagne, porque os preços são mais acessíveis e vez ou outra encontramos boas surpresas, como esse Crèmant de Limoux, tradicional vinho da região do Languedoc.
Esse espumante é elaborado pelo Domaine Collin, fundado em 1980 pelo casal Philippe & Marie-Hélène Collin, que contam atualmente com 18 hectares de vinhedos próprios. Em sua elaboração entram as uvas Chardonnay, Chenin Blanc e Pinot Noir, utilizando o método tradicional (Champenoise).
Na taça a cor é amarelo palha. Perlage em boa intensidade. Aromas bem presentes, com destaque para frutos brancos, mineralidade também presente e discreta lembrança da fermentação (casca de pão). Na boca é seco, com boa acidez, causando uma ótima sensação de frescor. É um espumante leve, em que as notas da fermentação não pesam e tem boa cremosidade.
Muito bem feito, tem vocação gastronômica, porque a acidez o deixa com essa característica. Final longo, com lembrança de fruta cítrica, retrolfato com lembrança de casca de pão. Muito agradável, sem defeitos e bastante equilíbrio.
![]() |
| O casal proprietário do Domaine Collin. Foto: http://migre.me/hb44K |
Detalhes da compra:
É importado pela Premium Wines, de Belo Horizonte, mas essa garrafa foi comprada na loja Bon Vivant, em Uberlândia, por R$ 75.
Saúde a todos!


Nenhum comentário:
Postar um comentário