Os vinhos rosés ainda sofrem preconceito do consumidor brasileiro, embora isso tenha melhorado bastante nos últimos anos. Parte disso se deve a vinhos de má qualidade que povoam o mercado e à crença de que vinhos rosés são a "mistura" de vinhos brancos e tintos.
Mas há um outro fator que me parece fundamental nisso tudo: ao beber um rosé não se deve esperar os resultados que se obtém dos tintos, pois um rosé está mais próximo de um branco. Vejo isso acontecer com certa frequência.
Mas é difícil interpretar de forma errada um rosé de grande personalidade como esse, capaz de servir como aperitivo e com capacidade de acompanhar comida. Mesmo numa faixa mais alta de preços (custa $89), vale a pena conhecer e, claro, aproveitar para tirar o chapéu.
Diz o produtor que foi eleito o "melhor rosé do mundo". Obviamente não posso assinar embaixo nessa afirmação, já que não tenho conhecimento suficiente pra isso. Mas posso afirmar que é um grande vinho.
É produzido pela Costaripa, fundada em 1936 em Valtenesi, província de Brescia, próxima ao Lago di Garda, o maior da Itália com 370 km2. Em termos vinícolas, fica na região da Lombardia.
A região é uma DOC, chamada Garda Classico Chiaretto, instituída em 1996 e com apenas 125 hectares de área. As uvas permitidas são quatro, que podem entrar nos cortes em percentuais definidos por lei: Groppello (30-85%), Barbera (5-60%), Marzemino (5-60%) e Sangiovese (5-60%).
Na elaboração desse vinho são utilizadas as quatro variedades, sem envelhecimento em madeira. A cor é a tradicional para os bons rosés: casca de cebola. A delicadeza da cor deve-se ao pouco contato do vinho com as casas, daí na etiqueta abaixo do rótulo a inscrição il vino di una notte.
Nos aromas em boa intensidade presença marcante de flores, frutos mais delicados, morango, romã e especiarias. Boa complexidade. Em boca é muito equilibrado, intenso e fresco. Boa fruta e acidez marcante. Final de boa persistência, frutos vermelhos, amêndoas, algo defumado, borracha e discreto mineral.
Não é demasiadamente frutado ou enjoativo. Está muito distante das características dos rosés sul-americanos, que em sua maioria têm muita cor, mas aromas e sabores mais simples. É elegante e equilibrado. Apenas para bebericar é excelente, mas sugiro aproveitar o vinho para acompanhar comidas, mesmo as mais condimentadas. Na degustação ele "passou por cima" do pepperone que estava à mesa para beliscar.
Avaliação VPT = 89 pontos.
Saúde a todos!



Um comentário:
PARTICIPE E GANHE UM PAR DE CONVITES PARA O EVENTO "DEGUSTAÇÃO DA VILA" realizado pela Cavatappi: http://www.enotecacavatappi.com.br/ver-conteudo.php?cod=1971
Leia O REGULAMENTO no álbum do concurso cultural - Cavatappi
CURTA A NOSSA PÁGINA (https://www.facebook.com/rededobairro) , COMPARTILHE A FOTO E COMPLETE A FRASE:
EU GOSTO DE VINHO PORQUE ....
Postar um comentário