Esse vinho foi provado na companhia do amigo Cristiano Orlandi, do blog Vivendo Vinhos e rendeu muitas risadas. Não pelo vinho, mas pela performance dele num video que fizemos sobre a degustação. Infelizmente o vídeo se perdeu num desses labirintos da vida digital e vai ficar só na memória de quem viu.
Mas o vinho, como disse o Cristiano no vídeo: é bem bacana, bem legal... tem assim uma... tipicidade e vai bem com uma massa!
Esses adjetivos genéricos servem pra demonstrar que o vinho é bom, correto, mas não vai mudar a vida de ninguém. Vale a experiência sempre gratificante de beber um vinho da Toscana, mas nada além disso.
O produtor é a Fattoria dei Barbi, pertencente à família Colombini que possui vinhedos em Montalcino desde 1352, mas somente em 1790 passou a comandar a vinícola, que hoje possui 500 hectares de extensão, sendo 100 utilizados para seus vinhedos. O responsável pela fattoria e pelos vinhos é o enólogo Stefano Cineli Colombini.
A vinícola elabora vinhos toscanos de todas as gamas, inclusive Brunello di Montalcino. Esse IGT é o mais simples, elaborado com 100% Sangiovese e não passa por barricas de carvalho. Não me lembro exatamente quanto paguei, mas acho que foi algo em torno dos $55.
Sua coloração é um rubi translúcido. Aromas de frutos frescos, alguma lembrança floral, mas sem grande complexidade. Na boca é leve, equilibrado, com frutos silvestres aparecendo, acidez marcante e taninos finos. Final mediano, com boca marcada por boa fruta e lembrança dos taninos. Simples e correto.
Essa safra está pronta. Não deve melhorar com a guarda.
Saúde a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário