Comprei esse vinho pagando R$ 68 pela garrafa. A compra foi feita quando procurava um supertoscano para comentar para a Confraria Brasileira de Enoblogs. Esse não se enquadrava, mas fiquei curioso por ser elaborado com uvas 100% Sangiovese Grosso, a mesma utilizada para os famosos e caros Brunello de Montalcino.
O produtor é a Azienda Agraria Lisini, está situada na comuna de Montalcino e possui 154 hectares, mas seus vinhedos ocupam menos de 15% dessa superfície. A história da vinícola remonta ao ano 1846 e vale ser conhecida (clique aqui). A vinícola produz Brunello e Rosso di Montalcino, mas esse é um vinho mais simples, rotulado como IGT (Indicazione Geografica Típica).
Vinho de coloração rubi, translúcido e lacrimoso. Aromas intensos, frutos vermelhos, ameixa, amoras, algo de especiarias. Na boca tem personalidade, complexidade e equilíbrio. De corpo médio, apresentou boa fruta, café, chocolate e tabaco. Taninos finos e acidez equilibrada. Final longo, com boa complexidade. Vinho sem defeitos, gastronômico, pronto para ser bebido agora ou daqui a 2 anos. Evolui bastante em taça, com boa variação de aromas.
Surpreendente compra a R$ 68, o que influcenciou bastante em sua avaliação.
No site do importador são sugeridas as seguintes harmonizações: carnes de caça, grelhados, massa com molhos cremosos e untuosos e queijos
de consistencia dura, como o granapadano.
Mas na noite em que bebemos esse vinho aqui em casa, a Érika fez um Minestrone, cuja receita será publicada amanhã. Foi uma combinação muito boa, apesar da desconfiança inicial de harmonizar líquido com líquido.
Saúde a todos!

2 comentários:
Caro VPT,
não fico muito surpreso com um vinho da Toscana 100% Sangiovese Grosso. Esses vinhos em qualquer faixa de preços são normalmente interessantes.
Pena que no site da Wine ele já esteja esgotado.
Abs,
Fernando Campos
Guarapari-ES
Fred, tomara que goste do vinho.
Assim que beber, mande as suas impressões aqui pro blog.
Saúde!
Gil Mesquita
www.vinhoparatodos.com
Postar um comentário