01 maio 2011

Pagos del Infante 2009 #cbe


Esse é o 55º vinho que comento para a
Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE. A escolha desse mês foi da Fabiana Gonçalves, do Recife, jornalista e sommelier, autora do ótimo blog Escrivinhos, que indicou "vinho 100% Tempranillo, sem limite de preço".

Já havia experimentado esse vinho em outras ocasiões, mas quando participei da degustação promovida por seu importador no dia 14 de abril, não tive dúvidas de que seria meu escolhido para a CBE. Um vinho de muito boa qualidade a um preço muito honesto (R$ 57).

É produzido na Ribera del Duero com 100% Tempranillo, com passagem de 6 meses por barricas de carvalho americano e francês de terceiro e quarto uso. São produzidas 38.000 garrafas, o que reflete o tamanho da própria vinícola (Lynus Viñedos y Bodegas), que possui apenas 14,6 hectares de vinhedos. Esse é o vinho básico da casa, produzido sob responsabilidade do enólogo Rodrigo Pons.

Vinho de coloração púrpura. Aromas de frutos mais delicados, como morango e cereja. Na boca tem boa acidez, que chama para o próximo gole e pede comida. Os taninos são finos e bem acabados. Fruta se repete, com algumas notas de especiarias e leve tostado. Final persistente e frutado.

Vinho que me agradou no primeiro gole porque é um Tempranillo com boa presença, ao contrário de outros com pouco corpo e sem vida. Ótima compra. Acompanhou bem o carré de cordeiro preparado pela
Chef Adriana Avelar para o encerramento da noite.
.
.

Um comentário:

Fabiana Gonçalves disse...

Bela escolha, confrade! Um brinde!
Fabiana