09 maio 2011

Macabeu Finca Racons 2009 #500


Esse é o vinho de nº 500 que publico no blog desde sua criação em julho de 2006. Então, escolhi um especial para comemorar a marca.

Ganhamos esse vinho dos amigos Paulo e Roberta, eleito por eles como o melhor vinho que provaram em sua última viagem à Europa. Na verdade, demorei para abri-lo porque sempre ficava uma pontinha de dúvida: será o momento ideal? Enfim, depois de muito meditar, resolvemos abri-lo e realmente é um vinho muitíssimo especial.


É produzido pela vinícola Tomàs Cusiné, fundada em 2003 e situada na Província de Lérida, na Catalunha. Pra quem quiser ir à vinícola, eis as coordenadas para o GPS: 41º22’56”N 0º56’50”E.

Leva em sua elaboração 96% de Macabeu e 4% de Albariño. Produção limitadíssima de apenas 2.936 garrafas. As uvas Macabeu vem de dois vinhedos , um deles plantado em 1917 (0,44 hectare) e outro em 1955 (1,36 hectare). Durante três meses o vinho permanece em contato com as leveduras, em barricas francesas de 220 litros.

Na taça uma coloração amarelo palha, com reflexos esverdeados. Ótimos aromas, lembrando nozes, amêndoas, frutos brancos e condimentos (ervas, chá), flores e queijo. Logo de cara um vinho com grande complexidade aromática.

Na boca é leve, com acidez equilibrada, boa refrescância e mineralidade aparente. Frutos brancos se repetindo. Uma leve sensação amanteigada e um discreto tostado conferidos pela madeira. Final mediano, repetindo sensações percebidas em boca. Não é um vinho explosivo, mas tem acidez bastante para combater pratos um pouco mais estruturados e sua complexidade é cativante. O teor alcoólico de 13,5% deu potência, sem ser alcoólico. Pronto para beber.


Um comentário:

João Barbosa disse...

uau! grande nota! tenho de espreitar o El Corte Inglés aqui em Lisboa e depois cravar o presente a um amigo... eheheheh